ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Dois dias após reabertura, catadores dizem que não há o que tirar do lixão

Paula Maciulevicius e Mariana Lopes | 17/01/2013 11:10
A reivindicação dos catadores é pelo lixo da noite, considerado o melhor para coleta de recicláveis. (Foto: Luciano Muta)
A reivindicação dos catadores é pelo lixo da noite, considerado o melhor para coleta de recicláveis. (Foto: Luciano Muta)

Pouco mais de 48h depois de ver o lixão reaberto em Campo Grande, os catadores voltam ao trabalho na manhã desta quinta-feira, alegando não ter o que fazer. De braços cruzados, eles afirmam que o material coletado durante a noite foi jogado no aterro sanitário e não no lixão e que agora não há recicláveis para começar a jornada. O que tinha de ontem, já foi catado durante o expediente desta quarta, afirmam.

O catador Rudmar Soares Reis, 29 anos, conta que até ontem estava tudo normal. O lixo era depositado no lixão, mas a surpresa, segundo ele, veio hoje pela manhã. Depois de reaberto por decisão da Justiça, a prefeitura passou a ditar regras para a entrada no local, inclusive estabelecendo horário das 8h às 18h para coleta.

“A gente está vindo aqui, fazendo certo, cumprindo as regras que eles colocaram. Ontem mesma a Solurb combinou de jogar lixo no lixão e não no aterro e eles descumpriram”, conta o trabalhador.

A reivindicação dos catadores é pelo lixo da noite, considerado o melhor para coleta de recicláveis.

Hoje, ao ver um novo caminhão de lixo se deslocando para o aterro, outra decepção. “Aí o caminhão vai levar tudo para a lona e 60% do que tem dentro é reciclável. É o melhor lixo. Ou a gente invade o aterro para poder trabalhar, ou fica aqui, de braço cruzado”, reivindica Rodrigo Leão Marques, 32 anos, conhecido como ‘Carioca’.

Para os catadores, a resposta dos funcionários da Solurb, empresa que venceu licitação e vai administrar pelos próximos 25 anos o lixão de Campo Grande, é que os caminhões não estão entrando no lixão porque atolaram alguns dos veículos nesta quarta.

Ontem, após a reabertura do local, técnicos do MPT (Ministério Público do Trabalho) fizeram vistoria no lixão. O relatório da inspeção deve ficar pronto em 15 dias.

A liberação provisória do lixão foi determinada pela Justiça e é até o término da obra da usina. A prefeitura quer que o consórcio, a Solurb, conclua a usina. A obra restante contempla 3 mil metros quadrados. Mas o representante da CG Solurb foi enfático ao dizer que a obra é do município.

Com a reabertura, os catadores não têm acesso à montanha de detritos do lixão. O descarte dos caminhões de coleta é feito em um terreno, denominado zona de transição, e depois o material vai para o aterro. Outra regra é o horário estabelecido e também o funcionamento de segunda-feira a sábado.

O superintendente da Solub, Élcio Torres, disse ao Campo Grande News que o lixo foi descartado na área de transição. Segundo ele, apenas o excedente foi destinado ao aterro sanitário.

“Está sendo colocado lá a quantidade que os catadores conseguem processar, o restante vai direto para o aterro”, acrescentou.

O representante da concessionária disse ainda que até que venha outra decisão, permanece esta metodologia. “Estamos cumprindo uma determinação judicial e da prefeitura”, finalizou.

Nos siga no Google Notícias