ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Em caravana, produtores vão ao DF em defesa da aprovação do Código Florestal

Fabiano Arruda | 04/04/2011 12:33

Cerca de 800 produtores seguiram para a capital federal

Quinze ônibus saíram do Estado à capital federal. (Foto: Divulgação)
Quinze ônibus saíram do Estado à capital federal. (Foto: Divulgação)

Cerca de 800 produtores rurais do Mato Grosso do Sul saíram na manhã desta segunda-feira, numa caravana dividida em 15 ônibus, rumo a Brasília (DF), em defesa da aprovação do novo Código Florestal Brasileiro.

Em todo o País, serão cerca de 20 mil produtores rurais e representantes da sociedade civil que estarão em Brasília para a mobilização, amanhã, em frente a Esplanada dos Ministérios a favor da votação do substitutivo do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) que estabelece nova norma legal para a proteção das florestas.

O Presidente do Sindicato Rural de Rio Negro, Maurício Bonifácio Delalibera, vai viajar cerca de 20h até Brasília para participar do ato. “O que nós queremos é o equilíbrio entre o desenvolvimento e a produção e para isso precisamos nos mobilizar”, ressaltou.

O atual debate em torno da proposta que atualiza o Código Florestal brasileiro divide opiniões e dá abertura a um diálogo que envolve ambientalistas, ruralistas e sociedade civil.

“Estamos tentando dar um caráter científico e prático para essa discussão. Isso vai aproximar ambientalistas e produtores rurais”, declarou o presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Eduardo Riedel, segundo informações da assessoria da entidade.

Código - No dia 14 de março, Aldo Rebelo esteve em Campo Grande e proferiu palestra sobre seu projeto. O principal ponto defendido é que as alterações significam o equilíbrio necessário entre o meio ambiente e a agricultura.

“O país não quer renunciar ao meio ambiente e nem a produção. Essa legislação vai poder proteger todas as partes, porque o país depende desses fatores”, frisou, na ocasião.

O relatório do deputado foi aprovado no dia 6 de julho do ano passado, na Comissão Especial do Código Florestal, por 13 votos favoráveis e cinco contrários.

Mas para substituir o atual Código o projeto precisa ser aprovado pela Câmara Federal até 11 de junho, pois o prazo para regularização dos produtores rurais termina no dia 12 de junho, conforme o Decreto 7.029, de dezembro de 2009.

De acordo com o deputado, todos os produtores estão irregulares com as atuais exigências do Código Florestal. “Se for aplicar a lei do jeito que está não escapa ninguém”, garante.

Uma das conseqüências para quem estiver na ilegalidade será a perda do acesso aos programas de crédito rural. Os produtores também poderão ser notificados e multados. "Se o produtor fica na irregularidade os prejuízos serão sentidos por todo o país", destaca.

Nos siga no Google Notícias