ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Em fazenda de ecoturismo, até porco do mato virou atração

Viviane Oliveira | 21/05/2014 13:45
Os animais ficam soltos na fazenda. (Foto: divulgação)
Os animais ficam soltos na fazenda. (Foto: divulgação)
Porco do mato é "manso" em fazenda de ecoturismo. (Foto: divulgação)
Porco do mato é "manso" em fazenda de ecoturismo. (Foto: divulgação)

Animais que foram vítimas de maus-tratos viraram atração na fazenda Santa Inês, que fica na região do Pantanal, em Miranda, município distante 201 quilômetros de Campo Grande. Vários bichos com características diferentes convivem soltos na propriedade, que atrai turistas do mundo inteiro.

A lista de "atrações" do local tem porco do mato, também conhecido como cateto, queixadas, jacutingas, jacaré e a famosa arara-azul, além de várias espécies de pássaros. O proprietário da fazenda, Gerson Prata, conta que o turismo rural existe no local há 13 anos. Alguns animais se reproduziram e, hoje, há famílias inteiras da mesma espécie, como é o caso dos catetos, que normalmente são agressivos, mas ali são mansos e aceitam a convivência com humanos e outros animais sem dificuldades.

Muitos dos animais silvestres que vivem na área da propriedade foram soltos pelo Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), localizado em Campo Grande. Gerson tem um convênio com o centro e toda vez que um animal reabilitado precisa voltar para a natureza, um dos destinos, é a Fazenda Santa Inês. “Com o turismo rural a gente acabou envolvendo os vizinhos para ajudar na preservação do meio ambiente”, diz. Ele acrescenta que, a iniciativa diminiu a matança de animais nas fazendas vizinhas. 

Além de colaborar com a natureza, a pousada gerou emprego e renda, principalmente para as mulheres da região. Com orgulho, Gerson afirma que turistas do mundo inteiro já passaram pela fazenda. “Além dos turistas dos grandes centros, já recebemos aqui gente da Europa, Estados Unidos, Ásia”, comemora.

Nos siga no Google Notícias