ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Meio Ambiente

Em sete anos, SOS de Rios em MS assinou 810 termos de ajustamento

Renata Volpe Haddad | 29/05/2015 11:44

Implantado em 2008, selo alusivo ao Programa SOS Rios foi lançado hoje para comemorar os 810 termos de ajustamento de conduta, referente a 45 municípios de Mato Grosso do Sul, com um total de 1.200 propriedades cadastradas, preservando mais de 1.500 km de rios, incluindo 18 rios e 10 córregos. Junto a isso, aconteceu também a Campanha de Educação Ambiental, em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente, promovido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul. 

Essa é uma vitória comentada pela Procuradora de Justiça e coordenadora do Caoma (Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente) Marigô Regina Bezerra. Ela informa que em relação a todas essas conquistas, o selo comemorativo foi criado. “O selo é alusivo ao programa SOS Rios e queremos envolver a população como um todo e mostrar a importância de que cada um pode ajudar a preservar o meio ambiente. O SOS Rios é cada um de nós”, ressalta.

Vereador Eduardo Romero (PTdoB) esteve presente no lançamento e afirmou que quando as instituições sejam elas governamentais ou não se juntam para falar de um programa como esse, com certeza é para ajudar o meio ambiente. “Falar da vida na área urbana ou rural tem que falar de água, porque sem água não existe vida, não tem como ter rios sem pensar nas reservas legais e na ação que temos com árvores e matas siliares”, analisa.

Romero lembrou que o momento é ainda de implementação do código florestal. “Também o CAR (Cadastro Ambiental Rural) que está sendo desenvolvido e que foi prorrogado mais uma vez que precisamos conhecer, os desafios dos municípios para acabarem com os lixões que muitas vezes ficam em áreas de preservação ou próximos de nascente, tudo isso precisa ser revisto”, finaliza.

“São 45 municípios engajados neste programa que já mostra a força e sucesso que deverá ser alcançado com adesão de muitos outros municípios”, analisa o presidente da Coema (Conselho Temático Permanente do Meio Ambiente) da Fiems, Isaias Bernadini.

Desafios - Presidente do Imasul e secretário de Estado da Semade (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico), Jaime Verruck comunicou que o lançamento do plano estadual de resíduos sólidos está atrasado, de acordo com a legislação. “Acredito que o levantamento de todas as bacias hidrográficas já está sendo concluído e outro desafio do governo é a questão da outorga da água que precisa deste levantamento, esse é outra questão para 2015 que está alinhado com o SOS Rios”, comenta.

Amanhã, às 09h acontece o plantio de árvores para a recuperação do córrego lageado, realizado pela Águas Guariroba, em função da Campanha de Educação Ambiental.

Nos siga no Google Notícias