ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Encontro do Prevfogo em Corumbá discute redução das emissões de CO2

Edmir Conceição | 13/09/2011 15:50

Curso vai preparar instrutores em combate a incêndios florestais

Combate a incêndios florestais exige conhecimentos e treinamento. (foto: Ibama-MS)
Combate a incêndios florestais exige conhecimentos e treinamento. (foto: Ibama-MS)

Corumbá abre nesta terça-feira encontro nacional do Prevfogo do Ibama e vai definir como meta reduzir ainda mais a emissão de CO2 (gás carbônico) na atmosfera.

De acordo com o Ibama, cerca de 30 integrantes do Prevfoto do Ibama, Corpo de Bombeiros, ICMBio, Funai e outros órgãos ligados ao combate a incêndios florestais de vários estados participam do encontro em Corumbá e frequentarão o curso de formação de instrutores. Eles serão responsáveis em repassar as informações no resto do país. O curso terá duração de duas semanas.

Os futuros instrutores do Prevfogo vão receber informações e treinamento sobre os efeitos do fogo para o meio ambiente, como a destruição da flora e da funa locais, organização para o combate, planejamento para a prevenção e combate aos incêndios florestais, queima controlada, manejo do sistema de monitoramento e detecção de focos de calor, montagem de acampamento e uso do GPS. Os par3ticipantes do curso também vão enfrentar situações reais de combate a incêndios florestais.

Treinamento- No dia 22 haverá treinamentom com o uso de uma aeronave do Ibama para combate aéreo a incêndios. Serão deslocados para Corumbá, também, um avião de combate com capacidade de carga de 2 mil litros de água e um helicóptero para transporte de pessoal com capacidade para cinco combatentes e lançamento de 450 litros de água.

O encontro do Prevfoto será encerrado no dia 29, às 17h, no Centro de Convenções de Corumbá, com a presença do presidente nacional do Ibama, Curt Trennenpohl, além de analistas e instrutores do Prevfogo. O treinamento, segundo o superintendente estadual do Ibama, David Lourenço, é fundamental porque o país é signatário de vários acordos internacionais sobre as mudanças climáticas.

De acordo com Lourenço, o Ibama detém cálculos que demonstram que os desmatamentos e incêndios florestais são os maiores responsáveis pelas emissões de CO2 na atmosfera brasileira. De acordo com dados do Prevfogo, 75% das emissões de CO2 na atmosfera do país são causadas por esses dois vetores.

Nos siga no Google Notícias