ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Entidade lança revista para divulgar a cultura e o trabalho do pantaneiro

Caroline Maldonado | 04/08/2014 13:49
Pantanal é o bioma mais preservado no Brasil (Foto: Marcos Ermínio)
Pantanal é o bioma mais preservado no Brasil (Foto: Marcos Ermínio)

Para levar conhecimentos sobre a cultura e o trabalho do produtor na região do Pantanal, todos os anos são realizados eventos promovidos pela Sodepan (Sociedade de Defesa do Pantanal e pela Fundação de Turismo de Aquidauana). A partir desta quinta-feira (7), os pantaneiros contarão ainda com uma revista especializada na região, que abriga o bioma mais preservado no Brasil e mantém 83% da cobertura vegetal original, segundo o Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente).

A revista Ciência Pantanal será lançada as 8h, durante um café da manhã na sede da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul). Na ocasião também serão lançados o 16º Encontro do Povo Pantaneiro e o 4º Festival Pantaneiro, que serão realizados em Aquidauana, entre os dias 13 e 15 de novembro.

Segundo o diretor de relações institucionais da Famasul, Rogério Beretta, o lançamento dos dois eventos e da revista têm como objetivo aproximar a sociedade das informações referentes ao produtor pantaneiro. "A Famasul reconhece a necessidade de ampliar a divulgação das informações sobre e para o produtor rural do Pantanal, considerando que 65% da área deste bioma está no Estado de Mato Grosso do Sul. É preciso divulgar as ações do pantaneiro, aprender com os seus métodos de preservação e aprimorar as práticas de produção pantaneiras", destacou Beretta.

Para o presidente da Sodepan, José Geraldo de Freitas, os eventos têm a finalidade de manter vivas as tradições pantaneiras e levar conhecimentos e informações sobre os costumes da região à sociedade sul-mato-grossense. "Muita gente não sabe, mas o pantaneiro é conservacionista por natureza, conseguindo produzir gado de qualidade sem danificar a natureza", destacou Freitas.

Nos siga no Google Notícias