A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

13/06/2011 21:03

Escadaria da Gruta do Lago Azul começará a ser construída nas próximas semanas

Paulo Fernandes
Escadarias serão construídas com pedras da própria região (Foto: Conde/ Bonito Informa)Escadarias serão construídas com pedras da própria região (Foto: Conde/ Bonito Informa)

As obras na Gruta do Lago Azul, um dos cartões postais de Mato Grosso do Sul, terão início nas próximas semanas, segundo o site Bonito Informa. Serão construídos escadarias e banheiros.

As escadarias terão formato circular e serão construídas com pedras da própria região, semelhantes às existentes na gruta.

Com duração estimada de 120 dias, sem contar o período de 3 meses para corte e preparação das pedras, as obras não interromperão às visitas.

Os objetivos principais das mudanças são garantir maior segurança durante o trajeto e possibilitar que os grupos entrem por uma extremidade e saiam por outra, facilitando o trânsito no interior do local. Hoje, existe apenas um caminho para entrar e sair da gruta.

O projeto foi elaborado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e, segundo o site Bonito Informa, conta com a aprovação “de todos os órgãos responsáveis”.

No valor de R$ 321 mil, as obras foram autorizadas pela Câmara Municipal de Bonito em abril do ano passado.

A obra de restauração e conservação é responsabilidade da empresa Project Tecnologia de Construção Ltda, vencedora da licitação.

Uma oficina de calcetaria será feita para qualificar 10 pessoas envolvidas diretamente na obra. Serão ensinadas técnicas de corte e encaixe de pedras sem o uso de cimento.

O curso, com duração de seis meses, será ministrado pelo técnico Hamilton Martins de Souza, de Pernambuco.

A oficina foi contratada pelo valor total de R$ 101.786,10 e fornecerá as pedras a serem utilizadas nas novas escadarias, previamente moldadas.

Portaria define regras para visitar Gruta do Lago Azul
Um dos mais importantes atrativos turísticos de Bonito, a 257 quilômetros de Campo Grande, teve as regras para visitação contemplativas revalidadas a...
Obra de escadaria na Gruta de Bonito começa em maio
Um dos mais conhecidos atrativos turísticos de Mato Grosso do Sul, a Gruta do Lago Azul, em Bonito, vai passar a oferecer mais segurança aos visitant...
Imasul renova licença para visitar a Gruta do Lago Azul
O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) renovou por mais um ano a licença de operação para que turistas continuem visitando a Gru...
Guias de Bonito querem melhorias para Gruta do Lago Azul
Em Bonito, cidade distante 257 quilômetros de Campo Grande, há 85 guias de turismo. Preocupados com a situação da Gruta do Lago Azul e desmotivados c...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions