ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Escola arrecada 500 litros de óleo em campanha sobre riscos de contaminação

Caroline Maldonado | 20/03/2015 18:48
Foco do projeto é a conscientização sobre a importância da água e do esgoto tratados para a saúde e meio ambiente (Foto: Divulgação/Águas Guariroba)
Foco do projeto é a conscientização sobre a importância da água e do esgoto tratados para a saúde e meio ambiente (Foto: Divulgação/Águas Guariroba)

Realizado desde 2006, o programa de educação ambiental Saúde Nota 10 da concessionária Águas Guariroba encerrou, nessa sexta-feira (20), as atividades com os alunos da primeira escola a participar. Reunidos na quadra de esportes, todos os alunos da Escola Municipal Leire Pimentel Corrêa assistiram à peça teatral Aventuras no Mundo Encanado.

Os alunos participaram de uma gincana entre as turmas para a coleta de óleo de cozinha usado. A campanha “De Olho no Óleo” mostra os riscos de contaminação provocados pelo descarte inadequado do resíduo na rede de esgoto ou na natureza. A escola coletou mais de 500 litros de óleo que serão reaproveitados. A sala campeã em arrecadações será premiada com um passeio à estação de tratamento de água Guariroba.

O foco do projeto é a conscientização sobre a importância da água e do esgoto tratados para a saúde e meio ambiente. "Só este ano esperamos atingir um público de 15 mil estudantes com o programa. Os jovens e as crianças são os cidadãos do futuro, são capazes de promover mudanças de hábitos na família, transformar o meio onde vivem. Por isso investimos muito em educação ambiental" , destaca Willian Carvalho, gestor de Projetos Sociais da concessionária.

São 24 escolas participantes do projeto. A equipe do Saúde Nota 10 promove palestras, atividades e lança concurso de desenhos, frase e redação sobre o tema trabalhado. Além do teatro de bonecos, durante o evento de encerramento do programa os autores dos melhores trabalhos em cada categoria são premiados.

Com apenas uma palavra, a aluna Drielly Gomes Guariero de Oliveira, de oito anos, exprime como se sentiu ao ganhar uma bicicleta pela melhor frase. "Feliz". A aluna Vanessa Sanabria Rivarola, de 15 anos, autora da redação vencedora, afirma que agora sabe que pode fazer muito mais pelo meio ambiente. "Aprendi sobre a água, o esgoto e a importância de não deixar os córregos sujos", conta a estudante da escola, que fica no bairro Colibri.

Para a diretora Rossicler Souza Neves Magalhães, as ações do Saúde Nota 10 complementaram as ações desenvolvidas pela escola em comemoração ao Dia Mundial da Água e contribuíram para o aprendizado dos estudantes.

"Durante todo o mês de março trabalhamos este assunto. A ideia economizar, de tratar a água, de saber que é preciso ter uma caixa d'água limpa pra tomar uma água saudável é um tema que está no dia a dia da escola e das crianças. Tudo aquilo que foi aprendido forma a opinião e os alunos colocam em prática em forma de frase, de texto para participarem do concurso", afirma. "Observamos que através do teatro as crianças aprendem mais. Tudo aquilo que foi falado eles viram ali naquela apresentação. O valor disso é bem significativo", comenta.

Nos siga no Google Notícias