A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

15/10/2016 10:35

Escritório compartilhado muda rotina para incentivar consumo consciente

Renata Volpe Haddad
Espaço sustentável, Conectivo Coworking é um local de trabalho compartilhado. (Foto: Divulgação)Espaço sustentável, Conectivo Coworking é um local de trabalho compartilhado. (Foto: Divulgação)

Em todo o país comemora-se em 15 de outubro, o Dia do Consumo Consciente, que na prática significa reduzir o uso de recursos naturais e materiais tóxicos, além da produção de lixo e as emissões de poluentes, nas atividades diárias.

Veja Mais
Dia amanhece garoando e previsão é de chuva na maioria das cidades do Estado
Temporais dão trégua de 4 dias, mas voltam na quarta-feira, prevê Inmet

Mudar a forma como consumimos é uma tendência de mercado e várias empresas têm se adaptado, para criar novas formas para seus clientes. Em Campo Grande, Conectivo Coworking é um escritório compartilhado para autônomos, profissionais liberais e autônomos. Inaugurada em janeiro deste ano,  o objetivo é oferecer um espaço de trabalho agradável, com preço baixo e solidificando as medidas de consumo sustentável.

O proprietário, Josué Sanches, ele conheceu o conceito coworking, nos Estados Unidos e resolveu trazer a ideia para cá. "A economia no Brasil começou a mudar, precisamos ser sustentáveis, reciclar, economizar energia e com um espaço compartilhado, o empresário não precisa construir um escritório, isso colabora com o meio ambiente, além de economizar", explica.

As lixeiras contam com separação de resíduo reciclável e orgânico, sendo apenas duas unidades centralizadas para a captação de todo o lixo. (Foto: Divulgação)As lixeiras contam com separação de resíduo reciclável e orgânico, sendo apenas duas unidades centralizadas para a captação de todo o lixo. (Foto: Divulgação)

Sanches conta que no Brasil existem 300 coworkings e em Campo Grande, apenas dois. "Em 2010 foi inaugurada uma empresa do tipo, mas não deu certo. No começo do ano eu abri meu espaço e foi criado outro mais recentemente".

Como funciona – Para usar o espaço, há um plano mensal em que o empresário paga R$ 450, com direito a uma mesa em bancada coletiva, internet de alta velocidade, café, água e também duas horas por semana na sala de reuniões. "É um escritório completo e com uma mensalidade acessível".

Contribuindo para o meio ambiente, no Conectivo não há nada descartável, ou seja, quando o empresário paga a mensalidade, ganha xicára e squeeze, reduzindo até 80% o consumo de água com lavagens.

Espaço é sofisticado e atende as necessidades dos empresários e de quem precisa de um local de trabalho com estrutura. (Foto: Divulgação)Espaço é sofisticado e atende as necessidades dos empresários e de quem precisa de um local de trabalho com estrutura. (Foto: Divulgação)

No local também tem dois cestos de lixo separados em orgânicos e recicláveis. "Além disso, toda iluminação foi substituída por lâmpadas de led, tem um ar condicionado em cada ambiente, pois isso reduz o custo e todos eles são mantidos em 23º".

Outro diferencial é a descarga eco consciente, as válvulas de dupla descarga, separam resíduos líquidos e sólidos, reduzindo o consumo da água utilizada na descarga. Também não há geração de resíduos com toalhas de papel, que são substituídas por toalhas de tecido.

Conscientização - A demanda está crescendo ao longo do tempo, mas mesmo assim, segundo Sanches, ainda é preciso que as pessoas conheçam mais a proposta. "Me posiciono para as pessoas como um escritório pronto e ainda tenho que explorar o mercado e ensinar as pessoas que esse tipo de lugar atende tudo o que um empresário precisa e que hoje custamos 1/3 do salário mínimo", diz.

A Conectivo está localizada na avenida Afonso Pena, número 2440, no Centro da cidade.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions