ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Estado proíbe queima controlada de vegetação até 30 de setembro

Thiago de Souza | 18/08/2015 23:16

Uma resolução da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis) proíbe as queimadas controladas em Mato Grosso do Sul, no período de 1º de agosto a 30 de setembro.

No Pantanal, o período de proibição se estende até 31 de outubro. Os períodos estabelecidos na resolução podem ser alterados com base em Nota Técnica, que justifique a mudança.

A queima de canaviais não entra na proibição, se tiver o objetivo de retirar a palha e facilitar o corte da cana-de-açúcar em uma unidade agroindustrial, em caráter excepcional. Também, a queima da palhada resultante da colheita mecanizada de sementes e  a queima controlada utilizada nos cursos de capacitação, quando promovidas por entidades membros do Comitê Internacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais em Mato Grosso do Sul.

A queima de canaviais quando usado para retirar a palha e facilitar o corte deve ter autorização prévia das prefeituras. As exceções em caráter excepcional da queima de palhada resultante de colheita e cursos de capacitação deverão ocorrer mediante prévia autorização emitida pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

Durante o período de proibição ficam suspensas as concessões de autorização para queima controlada constante dos processos já protocolados no Imasul e a realização da queima controlada que, mesmo já autorizada, ainda não tenha sido executada.

Nos siga no Google Notícias