ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Meio Ambiente

Estado publica normas para cessão de autorização do uso de manancias

Liana Feitosa | 03/12/2015 11:56
Sistemas produtivos como a indústria, concessionárias de energia, turismo e navegação devem solicitar a outorga do uso dos recursos hídricos ao Imasul. (Foto: Site Rio Sucuri)
Sistemas produtivos como a indústria, concessionárias de energia, turismo e navegação devem solicitar a outorga do uso dos recursos hídricos ao Imasul. (Foto: Site Rio Sucuri)

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul divulgou hoje (3), em seu Diário Oficial, as normas e procedimentos instituídos para a outorga do uso de recursos hídricos dentro do Estado.

A resolução, detalhada, está listada em 13 páginas do Diário, da página 12 até a 25. O texto estabelece as normas e procedimentos para a outorga sobre o usos dos mananciais, rios, lagos e açudes conforme a Lei Estadual 2.406, de 29 de janeiro de 2002.

Além disso, a publicação implanta, em seus anexos, as regras e o rol documental básico necessárias a qualquer interessado em conseguir autorização para uso de recursos hídricos. Clique aqui para conferir o texto.

O passo a passo para que seja feita a solicitação, além de detalhes sobre como se dará a análise de pedidos, além de como funciona o monitoramento da outorga concedida estão detalhados e listados na resolução divulgada hoje. As definições que constam na resolução, de acordo com o texto, entram em vigor no próximo dia 7, segunda-feira.

Nesta semana o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) lançou o instrumento que gerencia, organiza e dá direito ao uso dos recursos hídricos pela agricultura, pecuária, indústrias e concessionárias de abastecimento de água do Estado.

Com isso, sistemas produtivos como a irrigação, indústria, geração de energia elétrica, preservação ambiental, paisagismo, lazer, turismo e navegação, precisam solicitar a outorga ao Imasul por meio de declaração de uso no Ceurh (Cadastro Estadual de Usuários de Recursos Hídricos), no Siriema (Sistema Imasul de Registro e Informações Estratégicas de Meio Ambiente).

Para acesso ao serviço, basta acessar o site http://siriema.imasul.ms.gov.br, a solicitação é gratuita.

Nos siga no Google Notícias