ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Estado recebe primeira edição da feira internacional de observação de aves

Luciana Brazil | 02/10/2013 13:11
Em Campo Grande é comum ver arara canindé sobrevoando a cidade. (Foto:Petmag)
Em Campo Grande é comum ver arara canindé sobrevoando a cidade. (Foto:Petmag)

Acontece no próximo fim de semana, em Campo Grande, a primeira edição do Avistar MS, o Encontro Brasileiro de Observação de Aves no Mato Grosso do Sul "Cores & Penas - Cerrado & Pantanal". O evento, que vai de sexta-feira a domingo, terá oficinas, exposições e atrações culturais. É a primeira vez que o Estado recebe a maior e mais tradicional feira de observação de aves da América Latina, a Avistar.

Estão previstas "passarinhadas" - observações em campo - no Parque das Nações Indígenas, no Parque Imbirussu e no Parque do Prosa. As palestras, oficinas e exposições vão acontecer no Museu Dom Bosco.

O objetivo do encontro no Estado é popularizar a prática de observação de pássaros e valorizar a rica diversidade do cerrado e do Pantanal. O evento deve reunir fotógrafos, biólogos, turismólogos, estudantes e ambientalistas nacionais e internacionais, além de jornalistas e amantes da natureza.

Entre os temas do congresso estão os conceitos de observação, o potencial turístico da região, e os conceitos de fotografia. Estão previstos shows com Maria Claudia e Marcos Mendes e Almir Sater.

De acordo com o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO), Campo Grande é a capital mais arborizada do país e tem quase 300 espécies de aves catalogadas. Na ocasião será lançado e distribuído o Guia de Pássaros de Campo Grande.

Segundo a organização do encontro, Mato Groso do Sul possui cenários únicos para a observação, como o Cerrado ao Pantanal e o Parque Nacional das Emas.

No Pantanal sul-mato-grossense vivem mais de 650 espécies de pássaros. O Parque Nacional da Serra da Bodoquena - localizado nos municípios de Jardim, Bonito, Bodoquena e Porto Murtinho - também é considerado um dos lugares mais indicados para o turismo de observação de aves, principalmente de espécies raras.

O Avistar MS 2013 é promovido pela Avistar Brasil em conjunto com o Clube de Observadores de Aves (COA), Instituto Mamede, Sindicado de Guias de Turismo do MS, Photo In Natura e Convention & Visitors Bureau.

Serviço: A inscrição é gratuita para participantes das passarinhadas. Para os interessados no congresso, o investimento é de R$ 50,00.

As inscrições e programação completa podem ser acessadas no endereço http://www.avistarbrasil.com.br/index.php/avms

Nos siga no Google Notícias