ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Estudo de entidades identifica onze corredores de biodiversidade de MS

Renata Volpe Haddad | 16/11/2016 12:15
1º Oficina e Planejamento para os Corredores de Biodiversidade de Mato Grosso do Sul, está sendo realizada nesta quarta-feira (16). (Foto: Assessoria de Comunicação do Imasul)
1º Oficina e Planejamento para os Corredores de Biodiversidade de Mato Grosso do Sul, está sendo realizada nesta quarta-feira (16). (Foto: Assessoria de Comunicação do Imasul)

Mato Grosso do Sul tem onze corredores de biodiversidade, sendo que o central está localizado na Serra de Maracaju. O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS) juntamente com a WWF Brasil, apresentaram nesta quarta-feira (16) estudos para a identificação de corredores ecológicos no Estado e a definição de um plano de trabalho, que será endereçado ao governo.

De acordo com o gerente de unidade de conservação do Imasul, Leonardo Tostes Palma, a ideia da 1ª Oficina de Planejamento para os Corredores de Biodiversidade de Mato Grosso do Sul, apresentada hoje, é para definir um plano de ação dos corredores como o zoneamento ecológico econômico, monitoramento da cobertura vegetal da bacia do alto Paraguai e áreas prioritárias para a conservação do governo federal, originando uma proposta de Corredores de Biodiversidade para Mato Grosso do Sul.

"Os estudos já acontecem há algum tempo e temos a intenção de definir os corredores de biodiversidade. Eles são todo um caminhamento dentro do Estado onde definem áreas que são prioritárias para manter a conectividade entre os locais protegidos, com importância biológica, para que a fauna e flora se desenvolva no corredor".

O gerente informa ainda que são 11 corredores existentes em Mato Grosso do Sul pré definidos. "Com os estudos, vamos entender quais serão implantados, a curto, médio e longo prazo e então, faremos um plano de ação para isso".

A curto prazo, a implantação de ações coordenadas deve acontecer no corredor de biodiversidade do rio Paraná, que já tem um plano de gestão, mas ainda não é reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente, porém já tem sistema de governança. 

"O rio Taquari, por exemplo, está todo assoreado e será feito um trabalho, ação de reestruturação florestal e acompanhamento de fauna para o corredor", explica Palma.

MS tem 11 corredores de biodiversidade. (Foto: Assessoria de Comunicação do Imasul)
MS tem 11 corredores de biodiversidade. (Foto: Assessoria de Comunicação do Imasul)

Segundo o coordenador do programa Cerrado Pantanal da WWF Brasil, Júlio Sampaio, a parceria entre o governo e a entidade não governamental, está juntando várias iniciativas que discutem as estratégias de corredores biodiversidade para priorização de ações, ou seja, criação de corredores e planos de trabalho com várias iniciativas que discutem o setor.

"Há vários estudos que orientam esses corredores de biodiversidade. Identificamos 11 corredores no Estado, mas que estão em diferentes níveis de implementação. O corredor não é uma área protegida, por isso não há uma lei de proteção, porém, é uma estratégia super importante de conservação de biodiversidade".

Nos siga no Google Notícias