ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Excesso de poeira de minério leva Ibama a fiscalizar hidrovia em MS

Angela Kempfer | 03/02/2011 17:16

Fiscais começaram a percorrer ontem trechos da hidrovia Paraná/Paraguai

Técnicos do Ibama conversam com responsáveis por embarcação. (Foto:Divulgação/Ibama)
Técnicos do Ibama conversam com responsáveis por embarcação. (Foto:Divulgação/Ibama)

O Ibama começa a fiscalizar o transporte de cargas perigosas na Hidrovia Paraná-Paraguai. Equipes do órgão em Mato Grosso do Sul fazem o trabalho preventivo, para evitar acidente que causem o derramamento de produtos que prejudiquem o meio ambiente.

A ação é resultado de uma primeira expedição, realizada no final do ano passado, que constatou excesso de poeira de minério de ferro no embarque do produto em portos da hidrovia.

Com 5,8 milhões de toneladas transportadas ao ano,a hidrovia é motivo especial de preocupação do Comitê de Prevenção e Atendimento a Acidentes e Emergências Ambientais do Ibama.

O maior risco é em carregamentos de minério de ferro, tintas, gás, fertilizantes, combustíveis e carvão, que tem obrigatoriamente que contar como licença ambiental de transporte.

Durante a fiscalização, que começou na manhã de ontem, o Ibama orienta e notifica as embarcações que estão irregulares ou sem licenciamento.

Além de 3 ficais do órgão, também participam da operação 4 homens da Marinha e 2 da Polícia Militar Ambiental.

O grupo sobe em direção a Cáceres no Mato Grosso, em lancha que deve percorrer 100 quilômetros rio acima de Corumbá até a Baia do Castelo.

Depois a equipe retorna a Corumbá e vai até o Porto da Manga rio abaixo, percorrendo outros 75 km na hidrovia, trecho de tráfego mais intenso de embarcações com cargas.

Nos siga no Google Notícias