ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Famosa pelas fugas, onça aguarda transporte aéreo para voltar à natureza

Aline dos Santos | 19/07/2011 10:16
Onça-pintada vai voltar à natureza. (Foto: João Garrigó)
Onça-pintada vai voltar à natureza. (Foto: João Garrigó)

Famosa pelas fugas sucessivas do Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), a onça fujona aguarda transporte para ser solta na natureza. O felino, uma onça pintada adulta, será levado de helicóptero para a região de Três Lagoas.

De acordo com o coordenador do Cras, Elson Borges, o transporte aéreo é mais rápido, evitando maior estresse para o animal. Ainda não há previsão de quando a onça deixará a jaula do centro de reabilitação, em Campo Grande. “Estamos tentando parceria com a Base Aérea ou Exército”, afirma o coordenador.

A onça será solta com um rádio-colar, que permite o monitoramento via satélite. O animal também passou por exames médicos, que atestaram que ela não vai levar doenças aos outros animais silvestres.

O felino fugiu pela primeira vez do Cras em 29 de outubro de 2010, foi recapturada e escapou novamente no dia 30 de dezembro.

Depois das escapadelas que lhe renderam manchetes na imprensa e o estrelado nas mídias sociais, a onça está em uma jaula reforçada. Brava, impede aproximações. O cardápio também mostra um apetite feroz. O felino come quatro quilos de carne e frango por dia. A onça foi encontrada ainda filhote em Água Clara.

O animal será solto na bacia do Paraná, de onde é originário. Também moradoras do Cras, nove onças pardas não terão a mesma sorte, por não ter mais condições de sobreviver na natureza.

Nos siga no Google Notícias