ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Fazendeiro é multado em R$ 5 mil por armazenamento ilegal de aroeira

Francisco Júnior | 15/06/2013 09:57

Um fazendeiro de Camapuã foi multado em R$ 5 mil por armazenamento ilegal de aroeira, tipo de madeira protegida por lei. O flagrante foi feito ontem (14) por policiais da PMA (Polícia Militar Ambiental) de São Gabriel do Oeste.

De acordo com a Polícia, a madeira estava armazenada na propriedade e não tinha origem, visto que o proprietário não possuía PMFS (Plano de Manejo Florestal Sustentável), nem o DOF (Documento de Origem Florestal), que exigido para exploração, transporte ou armazenamento de qualquer tipo de produto florestal.

Foram apreendidas 356 lascas (estaca para cerca), medindo 10 m³. O fazendeiro que reside em Camapuã foi autuado administrativamente e multado.

A portaria 83-N, de 1991 do IBAMA proíbe o corte da aroeira e algumas outras espécies de madeiras nobres, sem plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais. Inclusive, em desmatamentos autorizados, essas espécies não podem ser cortadas.

O proprietário rural, de 37 anos, responderá por crime ambiental de exploração ilegal de aroeira. A pena é de um a dois anos de reclusão.

Nos siga no Google Notícias