A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

01/06/2011 19:24

Feira tem de boneco com material reciclado até carro "ecológico"

Viviane Oliveira

A feira termina amanhã

Exposição de garrafas pet. (Fotos: João Garrigó)Exposição de garrafas pet. (Fotos: João Garrigó)
Fanchoteches de materiais reciclados. Fanchoteches de materiais reciclados.

A 3ª Mostra de Soluções Sustentáveis com idéias de práticas ambientais e negócios sustentáveis termina amanhã, em Campo Grande. A Feira tem desde boneco com material reciclado até carro ecologicamente correto.

Os estandes estão divididos em seis áreas temáticas: Flora e fauna, Construção sustentável, Ambiente saúde, Gestão de resíduos sólidos, Educação ambientais e artesanato.

De acordo com a Chefe da Divisão de Fiscalização Políticas Sustentáveis e Educação Ambiental, Juliana Casadei, o objetivo é estimular a adoção de práticas e tecnologias sustentáveis pelas empresas e instituições.

Como é o caso da turismóloga Elaine Marques Zuffo, de São Gabriel do Oeste, que trabalha com artesanatos feitos a partir de garrafas pet. “Nós temos uma oficina que são produzidas as peças para decoração natalina da cidade”, disse.

No estande de Elaine têm vários produtos como lixeira, jacaré, luminárias, garça, pato, chinelo e telhas decoradas.

As exposições chamam a atenção dos estudantes que são a maioria dos visitantes. Juliana Taques, 12 anos, conta que achou tudo muito bonito e legal. “Fiquei encantada com os materiais artesanais feito com garrafas de plástico”.

Já para o estudante de engenharia civil, Eduardo Ribeiro, 18 anos, o estande de alvenaria sustentável foi o que mais gostou na feira.

Carro que funciona com dois motores. Carro que funciona com dois motores.

“É uma forma dirigida para sustentabilidade que está em foco. Agora temos que trabalhar em conjunto com a natureza”, explica o acadêmico de engenharia. Segundo ele, a exposição mostra um processo que recolhe entulhos de obras para reciclar e fabricar tijolos e telhas ecológicas.

Teatro - O bonequeiro Jorge de Barros, trabalha com fabricação de fantoches recicláveis. No seu estande ele explica que está com uma peça de teatro chamada o “Planeta terra é azul não deixe cinza”. Conforme ele, todo o cenário e feito com material reciclável.

“Nós ensinamos para as crianças a importância do meio ambiente na cidade, e principalmente fazer com que os alunos se sensibilizem com a coleta seletiva", destaca Jorge.

Para a maioria dos expositores o importante é mostrar a técnica como reaproveitamento de vários materiais recicláveis.

Tecnologia sustentável - Uma das atrações da feira é o carro híbrido que tem dois motores. Ele funciona como motor de combustão movido a gasolina e outro motor elétrico.

O vendedor da Ford Monza Eduardo Tobias, explica que a bateria do veículo não precisa carregar na tomada. “A bateria é carregada com a força do motor, combustão e frenagem.

Outra coisa é a moto 100% elétrica que não prejudica o meio ambiente. Carregada na tomada a moto chega até 70 quilômetros por hora.

Pegada ecológica - A WWF Brasil também presente no evento mostra por meio da pegada ecológica uma campanha para mobilizar as pessoas para não poluir o meio ambiente.

Horário - Para participar, basta levar um quilo de alimento não perecível. As inscrições serão realizadas apenas no local do evento, sempre uma hora antes do horário da oficina.

A feira funciona das 14h às 22 horas e vai até amanhã (2) no Golden Class na Avenida Mato Grosso, 5046.

Mostra de Soluções Sustentáveis começa amanhã em Campo Grande
Evento, que chega a 3ª edição, vai até quinta-feiraA terceira edição da Mostra de Soluções Sustentáveis será lançada nesta terça-feira às 18 horas, ...
Capital abre Mostra de Soluções Sustentáveis no próximo dia 31
Com ideias inovadoras em práticas ambientais e negócios sustentáveis, a terceira edição da Mostra de Soluções Sustentáveis começa no próximo dia 31 e...
Prefeitura seleciona trabalhos para Mostra de Soluções Sustentáveis
Terceira edição do evento começa no fim de maioOs interessados em expor trabalhos na III Mostra de Soluções Sustentáveis, promovida pela prefeitura ...
Nelsinho Trad vai à Mostra de Soluções Sustentáveis
Nesta quarta-feira, às 20 horas, o prefeito de Campo Grande vai à abertura da 1ª Mostra de Soluções Sustentáveis, no Armazém Cultural.Com entrada fra...



essa feira de bonecos e muito interessante.
 
raiane aparecida em 21/06/2011 12:49:38
Excelente idéia, pena não ter ido pois não sabia do evento, mas me foi muito útil a reportagem para fazer um trabalho para meu filho. Parabéns pela iniciativa, mas divulguem mais os eventos deste tipo, principalmente nas escolas.
 
Patricia Pereira em 08/06/2011 10:46:02
.- Essa é uma atitude nobre. Estimular a adoção de práticas e tecnologias sustentáveis pelas empresas e instituições, deve ser uma prioridade no mundo atual. Nosso planeta precisa de cuidados, e esses, só podem ser feitos por nós, seus habitantes. É necessário que todos se concientizem da importância de nossas ações em relação ao meio em que vivemos. Temos que trabalhar juntos com a natureza. Cabe a cada um de nós fazer a nossa parte, e apoiar iniciativas como essa, como também lutar em prol delas.
 
Bruna Paolla em 01/06/2011 10:20:53
Essa é uma ótima ideia para divulgar a sustentabilidade e a reciclagem, que é um dos principais objetivos não só da cidade, mas de escala mundial, considerando os desastres naturais que vêm acontecendo atualmente como o aquecimento global, chuva ácida, entre outros. No entanto, não é suficiente para uma mudança mais "radical" de mentalidade, considerando que esse não é o interesse de grande parte da população que ás vezes não quer pagar ou não tem tempo de ir à uma feira como essa. Seria necessária maior divulgação na mídia e, quem sabe, uma lei que impusesse a separação de lixo domiciliar, medida que facilitaria a reciclagem, além de multas mais severas para quem desperdiçasse ou fizesse mau uso de recursos não-renováveis.
 
Camila Nogueira - CAC em 01/06/2011 08:18:06
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions