ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Feira tem de boneco com material reciclado até carro "ecológico"

Viviane Oliveira | 01/06/2011 19:24

A feira termina amanhã

Exposição de garrafas pet. (Fotos: João Garrigó)
Exposição de garrafas pet. (Fotos: João Garrigó)
Fanchoteches de materiais reciclados.
Fanchoteches de materiais reciclados.

A 3ª Mostra de Soluções Sustentáveis com idéias de práticas ambientais e negócios sustentáveis termina amanhã, em Campo Grande. A Feira tem desde boneco com material reciclado até carro ecologicamente correto.

Os estandes estão divididos em seis áreas temáticas: Flora e fauna, Construção sustentável, Ambiente saúde, Gestão de resíduos sólidos, Educação ambientais e artesanato.

De acordo com a Chefe da Divisão de Fiscalização Políticas Sustentáveis e Educação Ambiental, Juliana Casadei, o objetivo é estimular a adoção de práticas e tecnologias sustentáveis pelas empresas e instituições.

Como é o caso da turismóloga Elaine Marques Zuffo, de São Gabriel do Oeste, que trabalha com artesanatos feitos a partir de garrafas pet. “Nós temos uma oficina que são produzidas as peças para decoração natalina da cidade”, disse.

No estande de Elaine têm vários produtos como lixeira, jacaré, luminárias, garça, pato, chinelo e telhas decoradas.

As exposições chamam a atenção dos estudantes que são a maioria dos visitantes. Juliana Taques, 12 anos, conta que achou tudo muito bonito e legal. “Fiquei encantada com os materiais artesanais feito com garrafas de plástico”.

Já para o estudante de engenharia civil, Eduardo Ribeiro, 18 anos, o estande de alvenaria sustentável foi o que mais gostou na feira.

Carro que funciona com dois motores.
Carro que funciona com dois motores.

“É uma forma dirigida para sustentabilidade que está em foco. Agora temos que trabalhar em conjunto com a natureza”, explica o acadêmico de engenharia. Segundo ele, a exposição mostra um processo que recolhe entulhos de obras para reciclar e fabricar tijolos e telhas ecológicas.

Teatro - O bonequeiro Jorge de Barros, trabalha com fabricação de fantoches recicláveis. No seu estande ele explica que está com uma peça de teatro chamada o “Planeta terra é azul não deixe cinza”. Conforme ele, todo o cenário e feito com material reciclável.

“Nós ensinamos para as crianças a importância do meio ambiente na cidade, e principalmente fazer com que os alunos se sensibilizem com a coleta seletiva", destaca Jorge.

Para a maioria dos expositores o importante é mostrar a técnica como reaproveitamento de vários materiais recicláveis.

Tecnologia sustentável - Uma das atrações da feira é o carro híbrido que tem dois motores. Ele funciona como motor de combustão movido a gasolina e outro motor elétrico.

O vendedor da Ford Monza Eduardo Tobias, explica que a bateria do veículo não precisa carregar na tomada. “A bateria é carregada com a força do motor, combustão e frenagem.

Outra coisa é a moto 100% elétrica que não prejudica o meio ambiente. Carregada na tomada a moto chega até 70 quilômetros por hora.

Pegada ecológica - A WWF Brasil também presente no evento mostra por meio da pegada ecológica uma campanha para mobilizar as pessoas para não poluir o meio ambiente.

Horário - Para participar, basta levar um quilo de alimento não perecível. As inscrições serão realizadas apenas no local do evento, sempre uma hora antes do horário da oficina.

A feira funciona das 14h às 22 horas e vai até amanhã (2) no Golden Class na Avenida Mato Grosso, 5046.

Nos siga no Google Notícias