A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

04/10/2011 16:10

Gatos são feridos com espingarda de chumbinho em bairros nobres

Aline dos Santos e Marta Ferreira

Um dos animais sofreu o segundo "atentado" em apenas um mês em Campo Grande

A gata Mel: segundo ferimento de chumbinho em um mês. (Foto: Divulgação)A gata Mel: segundo ferimento de chumbinho em um mês. (Foto: Divulgação)

Gatos viraram alvos de atiradores em bairros nobres de Campo Grande. No último domingo, felinos foram feridos com tiros de espingarda de chumbinho no Monte Líbano e Vilas Boas. A gata persa Meg se recupera do segundo “atentado” dentro de um mês.

Da primeira vez, ela foi ferida na pata. Na última, o ferimento foi mais grave. “A bala atingiu de raspão o baço e se alojou no estômago”, afirma a veterinária Thuanne de Almeida Maja. A bala foi extraída e a gatinha segue internada.

“Não sei como fazem uma crueldade dessas”, se pergunta a psicóloga Vera Lúcia Asato Fayd, dona de Meg. Ela relata que o animal escapou pela janela. “Minha irmã logo foi atrás, ouvi um estampido e depois ela estava machucada”, conta Vera.

A moradora já observou a redução de animais no bairro Monte Líbano e acredita que eles possam ter sido vítimas do chumbinho. Enquanto os “atentados” põem à prova as sete vidas do felino, a dona gastou mais de mil reais para socorrer Meg.

Raio-x mostra bala alojada no corpo de gato vítima (Foto: Divulgação)Raio-x mostra bala alojada no corpo de gato vítima (Foto: Divulgação)

Internado desde domingo numa clínica veterinária, o gato vira-tala que, por ironia da vida, se chama Chumbinho, faz muita falta em casa, no bairro Vilas Boas. “Fico muito preocupada com a minha mãe, que tem 85 anos. Ele é companheirinho dela há quase quatro anos. O Chumbinho dormia na cama com ela”, relata Ieda Maria Vanzin.

O gatinho foi ferido com chumbinho na noite do último domingo. “Ele chegou por volta das dez horas da noite, muito caladinho. Quando fui ver, estava banhado em sangue”, recorda Ieda.

Conforme a veterinária Alessandra Augusto Bairros, a bala ficou alojada no tórax. O animal não tem previsão de alta. Segundo Ieda, o gato está com infecção. “O Chumbinho é dócil, super meigo. Isso foi muita maldade”.

A dona da gata Mel informou que registraria boletim de ocorrências na Decat (Delegacia Especializada de Crimes Ambientais e Proteção ao Turista), que fica no Aeroporto de Campo Grande.

A titular da delegacia, Suzimar Batistela, informou que nestes casos, é aberta investigação que pode resultar em punição dos responsáveis por maus tratos, cuja pena é de até 3 anos de reclusão.

Segundo ela, a delegacia não tem histórico de muitos casos desse tipo de ocorrência. “Não é muito comum”, disse a delegada.

A orientação aos donos de animais que sejam vítimas é denunciar.




Carlos Arruda, muito inteligente sua colocação. Pois poderás criar uma onça se a Lei assim permití-lo. Mas creio que não é legal criar animais selvagem em lugar nenhum e/ou deixá-lo solto. Se você for montar um circo morrerá de fome ou será preso, pois, nem os circos estão mais podendo ter animais selvagens em suas apresentações.
 
Ezio Jose em 05/10/2011 12:50:09
Carissimo Carlos Arruda é por causa de gente como você que eu prefiro os porcos, cachorros, gatos, cavalos e etc... "Se você pega um cachorro faminto e o torna próspero, ele não morderá você. Esta é a principal diferença entre um cachorro e um homem."
(Mark Twain)
 
Claudia Barros em 05/10/2011 12:21:14
gatos, baratas, ratos, moscas e pardais não têm decência, pois deveriam ser livres sem perturbar o sossego das pessoas.
 
Aurélio Gamarra em 05/10/2011 12:00:47
Vamos fazer o mesmo com ele,colocar essa pessoa como alvo da espingarda,para ver que machuca e dói,os animais também sentem dores.
 
Maria Antonia em 05/10/2011 10:49:37
eu sinto muita pana desses amiguinhos felino!
aonde ja se viu maltratar um animalzinho indefezo.
que covardia,esse ai e um covarde mesmo.
eu tenho muita do de machucar animais,essas pessoas que maltratam os bichinhos devem ser presas.
 
debora moura em 05/10/2011 10:44:49
COMO DIZ UM VELHO E CERTO DITADO " O SER HUMANO É O ÚNICO ANIMAL RACIONAL QUE FICA DO LADO DAS SUAS PREZAS ANTES DE ATACA-LAS."
E PARA AQUELES QUE NÃO AMAM OS ANIMAIS NÃO AMA A SI MESMO.
 
ANA PAULA TOMIELIS em 05/10/2011 10:07:21
A mim não causa estranhesa. Mudei da RUA DA ILHA Capavila II depois que Deram um tiro, parecia de chumbinho, na minha cachorra fox. Em seguina envenenaram 2 gatas, foi horrivel, saia uma coisa rosa da boca delas. Tudo isto se deu lá na Rua da Ilha e os vizinhos me disseram que isto ocorre com frequencia, lá. De qualquer maneira me mudei de lá. Eu heim, gente LOUCA!!!!
 
Ivone de la Reguera em 05/10/2011 09:51:05
Os bichinhos acabam pagando por donos irresponsáveis. Acho que o atirador deveria ir preso e os proprietários de cães e gatos soltos nas ruas deveriam pagar multas. Todo mundo tem o direito de ter um animal de estimação, mas dentro da sua propriedade, como é o caso da minha Penélope. Se não tem condição de colocar redes nas janelas, se é descuidado e esquece o portão aberto, etc, etc, não tenha.
 
Vitor Peluchno em 05/10/2011 09:28:05
Pessoal, desculpem, mas antes de sairem falando tanta bobeira ("prender um gato em casa equivale a prender um passarinho na gaiola") procurem se informar. Existe uma ONG em SP que já castrou e doou para lares EXTREMAMENTE SEGUROS mais de 4000 felinos, chama Adote Um Gatinho. Prestem bem atenção no trabalho que elas fazem, e reflitam novamente antes de falar tanta asneira.
 
Lyra Libero em 05/10/2011 08:38:21
meu avô muito sabio sempre dizia: "quem fere um animal é capaz de ferir tranquilamente um humano". Esse maldito atirador de chumbinho é bandido..tem veia de assassino. No fundo, mataria alguem sem pensar mto.
 
Dani Costa em 05/10/2011 08:01:30
Por isto que a gente esta vendo menino de dez anos matar PROFESSORES, os pais da um presente deste para os filinhos para que? O PAI VAI VER O QUE SEU FILHO ESTA FAZENDO VAI.
 
celso roberto em 05/10/2011 07:41:17
Fico surpresa com atitudes de certas pessoas, mas a desculpa q existe é que a educação que receberam os deixaram assim, maldosos, sem coração ou respeito por seres vivos. Li agora ao comentario do Carlos Arruda "se entrar vai se ver comigo, tanto o animal quanto o dono, se aparecer. " o que será que isso quer dizer?????
 
rosa paim em 05/10/2011 05:56:44
Respeito quem diz que não gosta de animais em sua residência.
Porém, quer espantar? Grite, bata palma, estore um balão, até jogar água é melhor.
Mas atirar, com o intuito de matar? Faça-me um favor, de que instituição penal vocês fugiram?

Pode ser um erro manter o animal na rua, mas se para você justifica o tiro, vá ao médico pois você tem algum parafuso solto.
 
João Pedro em 05/10/2011 03:42:47
Uau Carlos Arruda, PARABÉNS. Ok, é verdade que vc tem o direito de não aceitar bichos de terceiros na sua casa. Mas se eu fosse sua vizinha e pudesse constatar que vc cometeu alguma atrocidade com qualquer infeliz animal que tenha adentrado sua residência, eu o denunciaria com certeza ao órgão competente.
Chumbinho no bumbum de quem não respeita nem gente e nem bicho.
 
Camila Maia em 04/10/2011 10:45:55
Carlos Arruda quero que um gato meu entre na sua casa e vc faça algo... ai sim vc vai ver oque é bom... respeite os animais seu monstro.
 
Willian Souza em 04/10/2011 10:16:30
porque os donos dos gatos nao criam eles dentro das casas, pois muitos ficam pelas ruas mexendo nos lixos, tem que acabar com esse bixos.
 
gustavo preza em 04/10/2011 09:22:24
Que tipo de gente você é Carlos Arruda? Vá buscar ajuda urgentemente, seu caso é
grave, UM PERIGO PARA A SOCIEDADE E OS ANIMAIS.
Quanta AGRESSIVIDADE...quem procura acha, heim?
Embora os animais sejam iracionais, não são vingativos e nem maldosos.Contrário dos ditos racionais.
Maltratar animais deveria ser rigorosamente punido. Qtos aos malvados, não CRUZE o meus caminho, OK????
 
jaun charlymoon em 04/10/2011 09:21:23
Sou apaixonada por animais, independente de raça. Faça o possivel e o impossível p/salvar um animal. Gasto muito com minha turminha, com o maior prazer.
Qto aos bichanos, mesmo castrados alguns pegam o hábito de sair as ruas.Pois, são independentes demais
. Os meus não saem, porque fechei tudo em casa, mas o fato de um animal sair as ruas não dá o direito de" Psicopatas" extirparem a vida dele.
 
neyde de oliveira em 04/10/2011 09:10:56
Isso me deixa IRADA!!! dá vontade sair a caça desse DELINQUENTE, PSICOPATA...independente da idade do assassino(cça,adolescente ou adulto).
Parece que o perigo mora bem próximo da Vera Lúcia, fique atenta p/ pegar esse Des...Faça um BO no DECAT.
Pessoas que fazem maldade a um animal, com toda CERTEZA não vale o que come. São indivíduos de alta periculosidade.
Espero que os animais recuprem logo.
 
neyde de oliveira em 04/10/2011 08:57:28
É por causa de gente com o pensamento como o do senhor que a gente vê barbaridades todo dia. Então se um mendigo deitar na calçada da sua casa, em vez de chamar a polícia, o senhor vai bater nele??
Nada, absolutamente nada, justifica maus tratos a qualquer animal que seja. Além, é claro, de ser crime.
 
Ana Carolina em 04/10/2011 07:07:10
E o senhor Carlos Arruda, se é que é mesmo o seu nome, vai se ver com a justiça se causar algum mal a qualquer tipo de animal. Uma onça não é bicho de estimação, caso não saiba, mas é também protegida por lei ambiental. Sua casa não é território alienado da sociedade e se um ato violência contra uma vida ocorrer nesse recinto, você deverá responder perante a lei. Apenas para que tome ciência.
 
Tatiana Samper em 04/10/2011 07:04:34
Senhor Carlos Arruda, faça-me o favor!!
Olhe BEM a comparação ESDRÚXULA que o senhor acabou de fazer!!!!!!!!
Uma onça é um animal SILVESTRE, PERIGOSO e que pode matar um HOMEM!
Francamente, eu tive que rir. Rir da comparação e da falta de conhecimento do senhor, pra não taxá-lo de ignorante.
Em relação a fazer Justiça com as próprias mãos ... o Código de Hamurabi foi há séculos...
 
Ana Carolina em 04/10/2011 07:03:41
Animais como onças são criados no máximo em cativeiro e depois treinados para voltar para seu habitat original, pois eles são animais de instinto livre.

Bom senso é cada vez algo mais dificil de se encontrar.
 
Pedro Aguiar em 04/10/2011 06:49:53
Carlos Arruda, animal doméstico e silvestre.
Conhece a tênue diferença?
Seguindo seu pensamento, o infeliz que envenena os gatos por ai pode estar certo, pois gatos para ele pode ser o tipo de animal que ele não aceita na casa dele.
Usar exemplos deste calibre é um subterfúgio no minimo falho.
Não sei onde o Sr. mora, mas em minha vizinhança as pessoas não costumam criar tais onças.
 
Marcos Paiva em 04/10/2011 06:46:00
Conforme comentarios desses protetores de animais, eu posso criar uma onça e solta-la pra ir se divertir na vizinhança pois é animal de instinto livre, acho que o direito de um termina onde começa o do outro, certo tipos de animais de estimação eu não aceito dentro da minha casa, tenho meus direitos e se entrar vai se ver comigo, tanto o animal quanto o dono, se aparecer.
 
Carlos Arruda em 04/10/2011 06:35:35
Me deu arrepios, pois tenho uma gata igual a da reportagem.
Crio ela dentro de casa, mas infelizmente terei que cria-la solta, pois minha noiva é alérgica a pelo de gato. E crio esta gata dentro de casa porque algum infeliz coloca veneno por aqui na vizinhança.
Já perdi outros 3.
Quem não tem um animal destes em casa, nunca vai entender o que realmente é isso.
 
Antônio Marcos Alencar em 04/10/2011 06:21:39
Não importa se é gato, cachorro, boi ou vaca. Não importa se o animal é ou não de raça. O que importa é o desrespeito a uma VIDA. É absurdo ignorar o problema só porque a dona do gato mora em uma área nobre. Se ela morasse com sua gata debaixo da ponte, o animal continuaria a merecer RESPEITO.
E vale lembrar também que este tipo de atitude é CRIME prescrito em lei.
 
Ana Carolina em 04/10/2011 05:58:35
Tenho uma gata castrada que não sai da rua. E pra quem disse que os donos deveriam ser responsáveis, afirmo que manter um bicho com instinto de liberdade preso é maltratá-lo também. Prender um gato em casa equivale a trancar um pássaro na gaiola.
Então um gato persa não merece respeito simplesmente por ser de raça? Cada um adquire o animal que quer ou que pode manter...
 
Ana Carolina em 04/10/2011 05:55:27
É preciso, primeiramente, entender que gatos são animais livres por instinto. São, também, predadores por instinto. Gatos não são como cães, que, postos em uma coleira, obedecem ao dono. Alguém aqui já tentou dar banho em um gato?
Mesmo castrados, os felinos, de maneira geral, preservam esse instinto de liberdade do qual falei.
 
Ana Carolina em 04/10/2011 05:52:13
Realmente Luciana Cardoso, todos os animais merecem cuidados e respeito SEJA ONDE FOR! Uma reportagem com animais de periferia com certeza seria muito bacana, mas o que está acontecendo nesse bairro, é sim algo para nos atentarmos... independente ser de raça ou não...
E, Larissa de Mello então se os gatos estiverem "incomodando" a vizinhança acha que alguém tem o direito de agir de forma cruel?
 
Nayara Martins em 04/10/2011 05:51:28
Deveriam atirar na mãe desse infeliz pra ver se ele iria gostar!!!
Não tem justificativa uma situação dessas!!!!
Chega de maus tratos!!!
 
Mauro Junior em 04/10/2011 05:50:25
Não fala o que vc não sabe.. o chumbinho éééé castrado a muito tempo!!! Gatos são animais noturnos, é da natureza do animal felino sair para caçar, ou morrem de depressão . Pode ter certeza que quem gasta uma grana dessa pra salvar seus animais não seriam irresponsáveis a ponto de não cuidarem bem deles!!!
 
Aline Alves em 04/10/2011 05:48:40
porque os donos dos gatos nao cria eles dentro das casa. deixam eles ficarem na rua, nao tenho gato nem cachorro, sempre tem um dentro da minha casa. Por isso o dono que cuide deles.
 
thiago souza em 04/10/2011 05:43:11
A Meg é nossa gatinha de estimação; é castrada. Gatos não são como cachorros que conseguimos manter em casa, eles são ágeis e saem pela janela. Li um comentário onde citava o fato de ser uma gata persa, porriso o "alarde", mas na matéria também cita um gatinho sem raça definida. Não importa a raça, são seres inofensivos e indefesos! Vera
 
Vera Lúcia Asato Sayd em 04/10/2011 05:38:29
o que tenho a dizer é:

OS ANIMAIS SÃO ANJOS DISFARÇADOS, QUE "DEUS" COLOCOU NA TERRA,PARA MOSTRAR AO HOMEM O QUE É FIDELIDADE.
 
Maria Helena em 04/10/2011 05:30:10
Quanta covardia...deve ser filhinho de papai q não tem o q fazer, enquanto nao tiver leis mais rigidas para maltrato de animais estes crimes continuaram impunes, alguns comentários aqui são ridiculos, como manter animal preso de dentro de casa, quem tem q tomar consciencia de nao fazer algo errado são os humanos, nao os animais...
 
Aline Moura em 04/10/2011 05:26:29
Luciana Cardoso, como você disse, TODOS merecem respeito, inclusive os de raça. E cabe ao proprietário mantê-los em segurança. Eu sou contra comprar animais de raça, todos os meus gatos são vira-lata, mas eles não são menos merecedores de respeito e segurança. Tenha um olhar mais abrangente e menos xiita. O ideal seria que todos tivessem lares seguros e que essas atrocidades fossem punidas.
 
Daiane Libero em 04/10/2011 05:10:01
Larissa de Mello, e se tiverem? isso não justifica. Gatos são predadores, eles se alimentam de animais como passarinhos e continuam sendo animais domésticos. A responsabilidade é do dono, que não manteve seu animal dentro de casa de forma responsável. E eu penso que maltratar animais esconde algo muito mais cruel e perturbador no ser humano. Não justifique levianamente.
 
Daiane Dal Libero em 04/10/2011 04:35:27
Tadinho dos bichinhos, né!!
Que pena que as pessoas acham que é crueldade, atirar em gatos da área nobre de Campo Grande. Pois, os gatos e cachorros ambulantes da periferia, ou do centro da cidade ninguém vai lá para fazer uma reportagem dessa. Eu sou médica veterinária e acho hipocresia, exaltar OS GATOS PERSAS DE BAIRROS NOBRES, só por deus. Todos animais merecem respeito seja onde for.
 
Luciana Cardoso em 04/10/2011 04:31:57
O proprietário do animal deve se responsabilizar também, não basta dizer "ah, beleza, deixa o gato se divertir na rua", assim como cães. É questão de amor ao bicho e bom senso, responsabilidade. Castre e coloque segurança para esse animal. E, que essa crueldade, de atirar com chumbinho em um animal indefeso, seja punida, com rigor.
 
Daiane Libero em 04/10/2011 04:31:38
Que a polícia investigue esse absurdo imediatamente, mas tem uma coisa também. Quando é que as pessoas vão entender que animais domésticos NÃO PODEM ficar na rua? Quer ter um gato? seja responsável, mantenha ele dentro de casa. O "Chumbinho" precisa ser castrado e ter seu acesso impedido à rua. Não é só esse absurdo, que provavelmente está sendo cometido por crianças, que acontece na rua.
 
Daiane Libero em 04/10/2011 04:30:00
sera q esses gatos nao tao dando problemas pela visinhasças?? comendo passarinho ou pintinhos nas redondesas??
 
larissa de mello em 04/10/2011 04:28:55
Covardia !!!
E ainda mais em pleno dia de São Francisco de Assis!!!
Vão utilizar o tempo com coisas mais úteis !!

Mas pra você que foi o causador deste sofrimento e está lendo isso...
Não se esqueça!
Cada um é recompensado pelas sua obras sejam elas boas ou más!
Aguarde... e quando se perguntar por quê isso aconteceu comigo??? Lembre do dia que você judiou do bichinho indefeso!
 
Daniel da Costa Feliz em 04/10/2011 04:24:35
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions