ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Meio Ambiente

Governo lança amanhã instrumento que organiza uso de recursos hídricos

Liana Feitosa | 29/11/2015 16:35

Governo estadual lança, nesta segunda-feira (30), o instrumento de outorga dos direitos de uso de recursos hídricos do Estado no auditório Shirley Palmeira, no Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS), no Parque dos Poderes, às 8h.

A outorga deve ser solicitada ao Imasul por usuários de água, pessoas físicas e jurídicas a partir do dia 1º de dezembro como forma de garantir o controle e acesso aos recursos hídricos.

A medida é um ato administrativo do poder público, está previsto na Política Nacional de Recursos Hídricos e, em Mato Grosso do Sul, é controlada pelo Imasul, que organiza as outorgas de rios, bacias e lençóis freáticos.

Nesta segunda, técnicos do instituto falarão sobre o manuseio do sistema informatizado de solicitação da outorga, além de análises de disponibilidade hídrica no Estado para vários fins.

A partir da terça-feira (1) o solicitante poderá efetuar sua declaração de uso no Ceurh (Cadastro Estadual de Usuários de Recursos Hídricos), no Siriema (Sistema Imasul de Registro e Informações Estratégicas de Meio Ambiente), no site http://siriema.imasul.ms.gov.br. A solicitação é gratuita.

Para Jaime Verruck, titular da Semade (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico), a organização da solicitação de outorga no Estado garante sucesso ao processo.

“Todo o processo de solicitação e análise dos processos de outorga será online, por meio de um sistema desenvolvido pela administração estadual para dar celeridade e segurança ao processo de solicitação e obtenção da outorga", explica.

"Com o módulo totalmente informatizado, Mato Grosso do Sul dará um salto em inovação e tecnologia, deixando o grupo dos Estados que ainda não estavam emitindo a outorga para se tornar referência no controle das águas no país", completa Verruck.

Abaixo, programação completa do lançamento do instrumento de outorga: 

Data: 30 de novembro – Segunda-feira
Local: Imasul – Auditório Shirley Palmeira – Parque dos Poderes
Horário: 8h (Abertura)
- 8
h às 10h – Lançamento do Instrumento de Outorga de Recursos Hídricos
- 10h às 10h30 – Apresentação do módulo informatizado para solicitação da Outorga
- 10h30 às 12h – Apresentação da análise de disponibilidade hídrica na Outorga (Água Superficial – Barramento e Lançamento)

Tarde:
- 12h às 14h – Intervalo
14h às 15h – Análise de finalidade de uso para a Outorga (Irrigação – Dessedentação animal e Aquicultura)
15h às 16h – Análise de finalidade de uso para a Outorga (Abastecimento Público, Consumo Humano e Atividades Turísticas)
16h às 16h30 – Análise de finalidade de uso para a Outorga (Mineração e Água Subterrânea)
16h30 às 17h30 – Análise de finalidade de uso para a Outorga (Esgotamento Sanitário e Indústria)
17h30 às 18h – Análise de finalidade de uso para a Outorga (DRDH e Geração de energia termelétrica)

Nos siga no Google Notícias