ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Meio Ambiente

Governo prorroga prazo para abertura de valas de drenagem em MS

Renata Volpe Haddad | 04/04/2016 09:54
Governo do Estado prorrogou prazo para abertura de valas em áreas agrícolas atingidas por chuvas. (Foto: Divulgação)
Governo do Estado prorrogou prazo para abertura de valas em áreas agrícolas atingidas por chuvas. (Foto: Divulgação)

A Semade (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico) prorrogou para até 30 de abril a abertura de valas em áreas agrícolas atingidas por altos índices pluviométricos que possam colocar em risco os plantios agrícolas e silviculturais. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (4).

Em janeiro, a Semade autorizou os produtores a abrirem valas devido as constantes chuvas no Estado que estavam prejudicando as produções. A medida era válida até 31 de março, porém conforme a publicação, os índices pluviométricos mantiveram-se acima da média no mês passado.

Ainda conforme a resolução, o acúmulo de água afeta o desenvolvimento das raízes e sobrevivência de microorganismos necessários às culturas, reduz a resistência do solo à compressão e favorece o desenvolvimento de agentes patogênicos podendo resultar em maior ocorrência de doenças ou mesmo pragas como mosquitos, comprometendo os cultivos agrícolas e silviculturais e com reflexos diretos à socioeconômica regional.

Os produtores devem ficar atentos em relação as profundidades das valas que não devem exceder o ponto de descarga disponível e não devem proporcionar a entrada de água subterrânea, proveniente de áreas vizinhas. Além disso, o escoamento superficial da vala não poderá causar danos às propriedades vizinhas.

A abertura de valas de drenagem não pode ser feita em áreas de várzeas ocupadas por vegetação nativa. Caso o produtor faça isso, o ato será considerado infração administrativa. Os produtores não vão precisar de licenciamento ambiental para realizarem a abertura de valas para escoamento da água das chuvas.

Nos siga no Google Notícias