ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Grupo pedala do Universitário até Lagoa para comemorar dia da árvore

Viviane Oliveira | 19/09/2014 07:47
Lagoa Itatiaia, um dos cartões postais, de Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio)
Lagoa Itatiaia, um dos cartões postais, de Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio)

No dia da árvore, comemorado no próximo domingo (21), um grupo de ciclista vai pedalar do Bairro Universitário até a Lagoa Itatiaia, no Tiradentes, em Campo Grande. No local terá apresentação cultural sobre Meio Ambiente.

A ação será realizada pelo vereador Eduardo Romero (PT do B), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Campo Grande. A mobilização será, mais uma vez, para alertar sobre a saúde das árvores na cidade.

No ano passado, um levantamento do pesquisador Miguel Milano apontou que a cidade tem aproximadamente 20 mil árvores doentes que precisam ser tratadas ou substituídas, sob o risco de queda ou proliferar doença para outras árvores. De lá para cá muitas quedas correram e árvores removidas, mas o problema continua.

Para o domingo, foi escolhida como árvore representativa da ação um pé da espécie Tarumã que fica próximo à Lagoa Itatiaia. A árvore é um símbolo de resistência do local. A árvore foi queimada e o tronco está parcialmente comprometido, mas continua lutando para se manter viva.

Além de medida para salvar o pé de Tarumã, a ação também chama a atenção para as condições que se encontra a Lagoa Itatiaia: várias lixeiras estão quebradas e precisando ser substituídas, falta de placas educativas, acúmulo de lixo dentro da lagoa, a escultura do peixe cará precisa de restauração.

Confira a programação: 8h - concentração de grupo ciclístico Rua Elvira Matos de Oliveira, 927, Bairro Universitário.

8h15 - saída para a Lagoa seguindo a ciclovia do Complexo Bálsamo, nova avenida margeando os trilhos e Avenida Três Barras.

9h - encontro com outros ciclistas e outros grupos como colecionadores de carros, moradores da região, no pé de Tarumã. Volta simbólica na lagoa com ciclistas a frente dos carros.

9h30 - Apresentação cultural sobre Meio Ambiente com o Grupo Arte Educação Eduardo Romero.

10h30 - previsão de término da ação e retorno dos ciclistas ao bairro Universitário.

Nos siga no Google Notícias