A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

02/06/2011 18:55

Homem é multado em R$ 500 por retirar árvore em frente de casa

Viviane Oliveira
O homem disse que a prefeitura permitiu a substituição da árvore porque estava rachando a calçada. (Foto: Divulgação)O homem disse que a prefeitura permitiu a substituição da árvore porque estava rachando a calçada. (Foto: Divulgação)

A PMA (Polícia Militar Ambiental) multou na tarde de hoje um homem em R$ 500 por derrubar uma árvore em frente a sua residência no Bairro Mata do Jacinto, em Campo Grande.

A Polícia passava pelo bairro quando viu algumas pessoas fazendo limpeza e levando restos de uma árvore. O proprietário disse que a prefeitura permitiu a substituição da árvore porque estava rachando a calçada.

Porém foi constatado que o responsável não tinha autorização ambiental para fazer esse trabalho.

De acordo com a PMA, nesses casos a Prefeitura vistoria e emite uma autorização. O homem vai responder por crime ambiental e poderá pegar de três meses a um ano de prisão.

Qualquer árvore para ser derrubada precisa de autorização ambiental, mesmo que tenha sido o proprietário da casa que tenha plantado.




Isso é uma verdadeira palhaçada da PMA, solicitei um corte de árvore em frente a minha residência, esperei po oito meses e nada, até que um dia a árvore caiu em cima da casa da vizinha e rede elétrica, foi um transtorno. Aí, bem resolveram aparecer e cortá-la, e quando alguém toma atitude eles aparecem rapidinho para multar. Famosa indústria da multa.
 
José Elton em 08/06/2011 03:42:31
Infelizmente as pessoas não se atentam que para morar numa cidade é preciso respeitar as regras dela. Aqui, esperamos a fiscalização bater na porta, mas em países desenvolvidos as pessoas têm essa consciência. Enfim, lamento pela pessoa que foi multada, diversas multas como essas são aplicadas todo dia. Espero que a mídia repercuta mais esse tipo de matéria, pois quem sabe assim a população passa a respietar mais as regras da cidade!
 
Mirleide Martins em 03/06/2011 11:24:02
Absurda a forma que nossa adminstração conduz fatos como esses, não que o cidadão esteja correto ao retirar uma arvore que por ventura esta atraplhando o acesso a sua casa ou colocando em risco a mesma, mas poderiam ter um pouco mais de concideração com o cidadao pagador de seus impostos. Existem vairios pesos e várias medidas, o pobre que não tem dinheiro se quer para pagar uma pessoa especializada para poda de sua arvore é punido severamente, já os nobres desmatam, derrubam diversas arvores de uma vez só e se quer são advertidos. Me refiro a retirada de grande área verde que existia na avenida Tamandaré e do dia para a noite foi destruida para a criação de um grande comercio, da mesma forma vem ocorrendo no Parque dos Poderes, diversas areas verdes estão sendo devastadas sem nenhum critério e sem repressão. Podemos constatar isso na rua loco acima do comando da policia militar nas imediacoes a frente da ABB, e tambem um pouco mais a diante no acesso que liga o Parque dos Poderes a rua Joaquim Murtinho, logo apos ao posto de combustivel existente no parque, quem passa apos a lombada eletronica pode observar logo na esquina a que me refiro.
 
Francisco Lima em 03/06/2011 10:00:43
A população precisa de informação e campanhas que orientem as pessoas e não de multas.
 
Beatriz Neves em 03/06/2011 02:21:19
A arvore de que fica na minha calçada tbem tav quebrando o piso, meu pai disse, teremos k corta-la, vamos pedir autorização, não tivemos coragem, a arvore é mais bonita e util do que qualquer calçada...então decidimos, quebrar o piso e plantar grama, ficô lindo e barato.....sinto muito por esse cidadão que cortou a sua..os dois perderam...!!!
 
daniela rodrigues em 03/06/2011 02:09:28
Amo muito a natureza, é triste, tantas arvores são derrubadas nesse país, especialmente por fazendeiros gananciosos que só pensam em plantar pastos, tambem me entristece vêr lindas arvores ao longo da avenida Ernesto Geisel, que estão sendo consumidas pelo desmoronamento das encostas, e nosso querido prefeito não faz nada, tem crateras que ja faz 2 anos e aumentando a cada dia, chove, estia, cai arvore, estia d novo, cai mais arvores, pagamos impostos, bastante,...cai arvores d'novo por falta de manutençaõ..que dó.. que dó!!!!!!
 
daniela rodrigues em 03/06/2011 02:04:28
O problema é que se por conta dessa árvore a calçada ficasse intransitável, vindo a causar algum acidente para alguém que por ali transitasse, esse pobre coitado ainda assim seria responsabilizado. Pagamos o IPTU, mas somos obrigados a construir e preservar as calçadas, que são de uso da coletividade. Ao invés de aplicar multa em espécie, será que não bastaria obriga-lo a substituir a árvore arrancada e fazê-lo contribuir para o plantio de outras? Afinal, a fazenderada que a toda comete os mais diversos crimes ambientais sempre é alcançada com o perdão dos governos. Mas para nós, simples mortais, a aplicação da lei é geralmente rápida e severa.
 
Fernando Silva em 02/06/2011 11:58:18
Então a PMA e a prefeitura vai ter que multar Campo Grande inteira, pois maior parte dos bairros os moradores arrancam as árvores sem autorização, é só a PMA dar um giro!!
 
sandra borim em 02/06/2011 10:37:26
nao e bricadeira nem na propria frente de casa calsada a pessoa nao manda a pessoa e multada , mais se a arvore desse problema na casa do senhor ninguem vai ajuda ,por que que eles vao protejer la onde estao desmatando ate matao pessoa ai a justisa tarda e longe nao tem como cumplir a lei por que la so tem gente grande aqui e facil e um pai de familia nao e .
 
Maria José Brito de Santos em 02/06/2011 10:21:12
Parece brincadeira. Enquanto isso, nossos nobres deputados pecuaristas aprovam um código que lhes permite derrubar quantas árvores quiserem. Ou seja todas as que existem em suas terras.
Aí um cidadão que mora na cidade, que tem uma árvore rachando sua calçada, é punido até com ameaça de prisão.
Coitado, não deve ser pecuarista.
 
ricardo griao em 02/06/2011 10:00:37
ISTO E LEGAL MAIS QUANDO TEM AUTORIZAÇÃO E A PREFEITURA NÃO VEM E MINHA CASA ESTA COM RACHADURA EU TENHO UMA AUTORIZAÇÃO A 2 ANOS ´´E ATE AGORA NADA MEU MURO ESTA CONDENADO FICO NA RUA IPITANGA 520 B NOVO AMAZONAS