ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Ibama diz que não há prazo para nomear novo chefe do órgão em MS

Marta Ferreira | 18/10/2011 09:59

Direção do órgão atribuiu a reestruturação a saída de David Lourenço do cargo, em meio a escândalo sobre criação e comércio de jacarés

Davi Lourenço comentou ontem sua saída do Ibama, dizendo que está tranquilo quanto a investigações. (Foto: Pedro Peralta)
Davi Lourenço comentou ontem sua saída do Ibama, dizendo que está tranquilo quanto a investigações. (Foto: Pedro Peralta)

A direção do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis) informou hoje cedo, por meio da assessoria de imprensa, que não há prazo definido para a nomeação de um novo superintendente do órgão no Estado, após a exoneração do cargo do engenheiro agrônomo David Lourenço, publicada ontem no Diário Oficial da União.

O cargo é indicação do PT, que, após a presidente Dilma assumir, chegou a cogitar nomes para substituir David, que acabou permanecendo no Ibama por 3 anos e meio, até ontem. Ele é filiado ao partido e já ocupou cargos no Governo Estado Estadual na administração de Zeca do PT.

Por enquanto, o comando do órgão fica com o adjunto de Lourenço, Márcio Yule. Em entrevista coletiva ontem, o ex-superintendente disse que sua saída foi comunicada por telefone e que foi uma decisão tomada em razão das investigações da Polícia Federal sobre irregularidades no criadouro de jacarés e na pousada pertencentes ao funcionário aposentado do órgão, Gerson Zahdi.

Até agosto, Zahdi estava lotado no gabinete do superintendente, após anos atuando no setor que fiscaliza atividades relativas à criação de animais. David é um dos investigados pela Polícia Federal.

A assessoria de imprensa do Ibama não confirma essa versão e diz que a saída de David tem relação com uma estruturação nas unidades estaduais. De acordo com a informação da direção do Ibama, já houve trocas de superintendentes em outros estados.

Sobre a investigação interna do Ibama, anunciada por David ao comentar sua saída do cargo ontem, a direção do Ibama informou que as denúncias de irregularidades já estavam sendo apuradas pela Corregedoria e não confirmou a realização de uma nova correição.

Do que se trata- O caso veio à tona em agosto, quando Zahdi, a filha e a esposa foram presos, acusados de crime ambiental, por irregularidades envolvendo a criação de jacarés e a comercialização de carne do animal sem autorização.

No começo do mês, com autorização da Justiça Federal, a Polícia Federal fez buscas em sete locais, incluindo a sede do órgão, que ficou fechada, e a casa de Zahdi e do superintendente do Ibama.

Depois da apuração da PF vir à tona, Zahdi, dono do único criadouro de jacarés oficializado no Estado, foi multado pelo órgão em R$ 300 mil. Além disso, a pousada, que usava os animais como atrativo sem ter licenciamento sequer para atividade turística, foi embargada.

O inquérito na Polícia Federal ainda não terminou.

Nos siga no Google Notícias