ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Ibama flagra danos ambientais em área disputada por kadiwéus e fazendeiros

Aline dos Santos | 08/06/2012 12:19
Trator foi apreendido pelo Ibama. (Foto: Divulgação)
Trator foi apreendido pelo Ibama. (Foto: Divulgação)

Fiscalização do Ibama nas terras disputada por índios kadiwéus e fazendeiros no Pantanal constatou irregularidades ambientais. Na fazenda Baía dos Carneiros, foi constatada a supressão de 1,75 hectares de vegetação nativa.

O desmatamento era executado com utilização de trator. Foi emitida multa de R$ 1.750 para a empresa que ocupa a área, que tem sede no Paraná. Um trator e três motosserras foram apreendidos.

Na Fazenda Esteio, havia exploração ilegal de madeira. Foi constatada a extração de 339 peças de madeira das espécies nativas. A multa foi de R$ 4.222,20 e outras duas motosserras foram apreendidas. As propriedades rurais ficam localizadas em Porto Murtinho.

De acordo com o MPF (Ministério Público Federal), uma pista de pouso de 760 metros de comprimento por 30 metros de largura foi construída na área desmatada. A vistoria do MPF aconteceu entre 14 e 16 de maio. A área foi ocupada por indígenas em 27 de abril, que denunciaram os crimes ambientais.

A invasão de 23 fazendas, denominada pelos índios como retomada, foi deflagrada após o STF (Supremo Tribunal Federal)considerar nulos os títulos de terra localizados em área indígena no sul da Bahia. Conforme os fazendeiros, os kadiwéus estavam armados e expulsaram os funcionários.

Segundo o Cimi (Conselho Indigenista Missionário), os índios estão recuperando áreas invadidas pelos fazendeiros, que acabaram conseguindo título de posse da terra, apesar de ser área indígena. A demarcação da reserva dos kadiwéus foi em 1981.

Nos siga no Google Notícias