A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

25/02/2011 16:53

Ibama flagra plantio de soja transgênica ilegal na Serra da Bodoquena

Viviane Oliveira

Os fiscais flagraram 88,3 hectares de plantio ilegal de soja

Os ficais também apreenderam uma armadilha para animais silvestre em uma das fazendas.(Foto: Divulgação)Os ficais também apreenderam uma armadilha para animais silvestre em uma das fazendas.(Foto: Divulgação)

Depois de percorrer mais de 800 quilômetros de carro no entorno do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, o Ibama flagrou o plantio ilegal de soja transgênica na região.

O parque tem 76 mil hectares e está localizado em área ainda preservada do de Mato Grosso do Sul e tem por perto o Campo dos índios, a reserva indígena Kadiwéu, uma área também ainda preservada e que "demanda atenção especial", reforça o Ibama no Estado, pela proximidade entre as duas unidades que precisam ser protegidas.

Os fiscais do Ibama percorreram as fazendas localizadas no entorno do parque e flagraram 88,3 hectares de plantio ilegal da soja, sendo que 17,9 hectares foram encontrados dentro da área do parque. Os ficais também apreenderam uma armadilha para animais silvestre em uma das fazendas.

No caso do Parque Nacional da Serra da Bodoquena o limite para o plantio de soja é de 500 metros a partir do seu perímetro, na zona de amortecimento e totalmente proibido na área interna do parque.

Este ano, o Ibama já encontrou soja ilegal também plantada na região do Parque das Emas, na divisa com Goiás.




Que pena, mais uma vez na mão das ONGS, essa modalidade de criação de parques ecológicos, como foi este da Bodoquena, nada mais é do que interêsses de grupos americanos interessados em nossa biodiversidade, ai usam os alimentos transgênicos,os quais confio plenamente, pois existe uma comissão de pessoas técnicas e inteligentes na proteção desses materiais e até hoje no mundo inteiro não se tem registro de nenhuma pessoa que desenvolveu algum tipo de problema de saúde por ter consumido alimentos transgênicos, para "assustar" as pessoas que não tem total esclarecimentos sobre o assunto. Agora, o Brasil consome alimentos transgênicos hà mais de 20 anos, temos vários exemplos como pimentões e tomates que estão ai há varios anos. Nos EUA, o numero de alimentos transgênicos são em numero de 27, entre legumes e frutas, é o tipo faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço, fiquem alerta, a soja, o milho, a carne, enfim os comodites subiram de preço, passam a diminuir os prejuizos no campo que estão vários anos acumulados, e já estão pensando em levantar questões que podem prejudicar nossa produção, como febre aftosa, transgenia ou algo assim. Acorda MS,Brasil, população.
 
João Ricardo Ferri em 27/02/2011 07:12:27
Não sei q que os fiscais do IBAMA estão fazendo nessa reserva, pois não é de competencia dos mesmos, tendo em vista q é somente reserva no ´papel, pois
ninguem fôra indenizado até agora.Portanto continua sendo area dos proprietarios, e nela os mesmos plantam o que quiserem.
O que vai acontecer é q o proprietario da area interditada, entrara na justiça e mais uma
vez o estado irá cobrir o prejuizos com dinheiro do povo.Tudo por causa de alguns fiscais
que so querem aparecer, tanto q para fazer o flagante avisam a imprensa.
Isso e Brasilllllllllllllllllllllllllllllll
 
Marco Aurelio em 27/02/2011 01:27:31
Apesar de proibida a produção destes alimentos no Brasil, nada garante que o consumidor já não esteja comendo produtos transgênicos sem saber. Eles podem estar chegando a partir da importação de alimentos e matérias-primas de países como a Argentina e os Estados Unidos, que já cultivam e comercializam os transgênicos há alguns anos. Ainda n se sabe ao certo os riscos que podem ser causados a nossa saúde e ao meio ambiente....Sou totalmente contra! Com certeza os alimentos e produtos orgânicos são a melhor opção para a saúde e para o planeta....

 
Daniela Escorcio Nantes em 26/02/2011 10:53:30
tem que ser lembrado que dentro do parque existe o assentamento canãa no municipio de Bodoquena que até hoje os sitiantes não foram indenizado e não pode explorar a propria terra. depois de mais de 10 anos, um ABSURDO.
 
mano pereira em 26/02/2011 05:21:14
É de se espantar que os "técnicos" do IBAMA ainda não descobriram que a soja transgênica necessita de uma variedade muito menor de defensivos para que produza. Por ser verdade essa afirmação é que a procura por usar transgênico é tão grande
 
Fábio Perez Tanner em 25/02/2011 07:47:18
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions