ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Ibama institui sistema de comunicação de acidentes ambientais

Yara Aquino, da Agência Brasi | 07/10/2014 11:02

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) instituiu, por meio de instrução normativa publicada na edição de hoje (7) do Diário Oficial da União, o Sistema Nacional de Emergências Ambientais (Siema). O sistema é uma ferramenta informatizada de comunicação de acidentes ambientais, visualização de mapas interativos e geração de dados estatísticos dos acidentes ambientais registrados pelo Ibama.

O Siema terá dois tipos de comunicado de acidentes ambientais. Um deles é direcionado a incidentes de poluição por óleo em águas sob jurisdição nacional. O outro é para os demais acidentes ambientais envolvendo produtos perigosos e casos que tenham sua comunicação exigida no processo de licenciamento ou autorização ambiental.

A instrução normativa determina que o poluidor responsável por empreendimentos ou atividades licenciadas ou autorizadas pelo Ibama deverá comunicar de imediato ao Siema a ocorrência de acidentes ambientais, independentemente das medidas tomadas para o seu controle. Em caso de licenciamento estadual ou municipal, o envio do comunicado por meio do Siema não é obrigatório, exceto se o órgão licenciador ou competente assim o dispuser com base em acordo de cooperação firmado previamente com o Ibama.

O sistema poderá ser acessado a partir da página eletrônica do Ibama (www.ibama.gov.br).

Nos siga no Google Notícias