ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Imasul faz dia 22 em Dourados palestra sobre Cadastro Ambiental Rural

Helio de Freitas, de Dourados | 18/09/2014 09:38

O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) realiza na próxima segunda-feira, dia 22, em Dourados, uma palestra pública sobre o CAR-MS (Cadastro Ambiental Rural) e seu módulo de preenchimento no (Siriema) Sistema Imasul de Registros e Informações Estratégicas do Meio Ambiente.

A palestra será às 9h, no auditório da Prefeitura de Dourados, na Rua Coronel Ponciano, 1.700, Parque dos Jequitibás.

De acordo com a assessoria do Imasul, a palestra vai prestar esclarecimentos sobre o Cadastro Ambiental Rural do Mato Grosso do Sul, que se constitui em um módulo eletrônico disponível no Siriema. O módulo é destinado ao cadastro ambiental dos imóveis rurais. Através do sistema, o procedimento completo é feito por meio eletrônico, sem necessidade de entregar documentos ao Imasul.

Criado pela Lei 12.651/2012, o Cadastro Ambiental Rural é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APP), das áreas de Reserva Legal, dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.

Em nível nacional, o cadastro se constitui em base de dados para controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

Siriema - O Sistema Imasul de Registros e Informações Estratégicas do Meio Ambiente é disponibilizado através da internet pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul para facilitar o atendimento e oferecer instrumentos para aprimorar a gestão ambiental do estado.

Entre os serviços fornecidos pelo Siriema estão solicitação e acompanhamento de processos de licenciamento ambiental, emissão e pagamento de Taxas de Movimentação de Produtos Florestais (TMF), cadastramento de usuários de recursos hídricos do estado e manutenção dos dados de pessoas físicas e jurídicas que se relacionam de alguma forma com o Imasul.

Nos siga no Google Notícias