A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

13/05/2014 15:14

Imasul terá sala para monitorar situação dos rios e das chuvas

Marta Ferreira
A sala que será inaugurada pelo Imasul nesta semana. (Foto: Divulgação)A sala que será inaugurada pelo Imasul nesta semana. (Foto: Divulgação)

O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) inaugura esta semana, na quinta-feira (15) uma sala que vai concentrar as informações hidrológicas de Mato Grosso do Sul, que funcionará como um centro de gerenciamento de situações críticas. No local, serão concentradas as análises sobre a evolução das chuvas, dos níveis e da vazão dos rios e dos reservatórios. O objetivo principal é se antecipar a situações extremas, como enchentes nos rios.

Também será feita, ali, a análise da previsão do tempo e do clima. De acordo com o que o Imasul divulgou, o espaço servirá, ainda, para a simulação de cenários de vazão dos rios, por intermédio de modelos hidrológicos, para contribuir com a prevenção de eventos extremos, como por exemplo em enchentes. O objetivo é subsidiar as autoridades de informação para a tomada de decisões com antecedência.

O funcionamento do novo espaço está vinculado a uma rede que já conta com 12 estações de chuva , com transmissão via satélite. A implantação da Sala de Situação e da Rede Telemétrica, que é composta por Plataformas de Coletas de Dados (PCDs), foi feita com o apoio da ANA (Agência Nacional de Águas). Um acordo de cooperação técnica foi firmado para a implantação da sala.

Veja Mais
No primeiro mês de piracema, PMA registra aumento de 100% nas apreensões
Segunda-feira de tempo claro e com possibilidades de chuvas à tarde, em MS




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions