ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Ibama tenta conter incêndio na reserva Kadwéu em Porto Murtinho

Edmir Conceição | 06/09/2011 16:49

Em todo Estado, desde janeiro, o Prevfogo do Ibama já registrou 422 focos de calor. Município que mais apresenta focos é Porto Murtinho

Brigadistas tentam apagar fogo na reserva Kadwéu. (Foto: Divulgação/Ibama)
Brigadistas tentam apagar fogo na reserva Kadwéu. (Foto: Divulgação/Ibama)
Fogo consome área em reserva indígena de Porto Murtinho. (Foto: Divulgação/Ibama)
Fogo consome área em reserva indígena de Porto Murtinho. (Foto: Divulgação/Ibama)

Dois incêndios florestais de grandes proporções atingem duas regiões em Porto Murtinho, a 440 quilômetros de Campo Grande. De acordo com o Ibama, as brigadas tentam conter o fogo que começou no fim de semana na reserva indígena Kadwéu, a 40 quilômetros da Aldeia Alves de Barros.

Os combates ao fogo estão sendo feitos desde domingo, mas sem sucesso por causa da dimensão dos incêndios e a vegetação seca, de alta combustão. O Ibama ainda não estimou a área que está sendo consumida pelo fogo, mas são dezenas de hectares.

O superintendente do Ibama, David Lourenço, disse que as brigadas que estão na área indígena é formada pelos próprios kadwéus

Uma outra brigada do Prevfogo está em combate ao fogo na região do Parque Municipal da Cachoeira do Apa, que fia a 80 quilômetros da sede do município. São vários focos de incêndio e os combates começaram hoje. Vários proprietários de fazendas estão mobilizados no combate aos incêndios. O contra-fogo utilizado pelos proprietários ficou sem controle por causa dos ventos fortes que atingem a região.

A brigada do Ibama treinada para esse combate só usa o contra-fogo observando as condições do tempo, do relevo, do combustível, e em área bem próxima do incêndio. Segundo Alexandre Pereira, analista ambiental do Prevfogo no Estado, diz que não há previsão de quando os trabalhos devem terminar.

Focos - Em todo Estado, desde janeiro, o Prevfogo do Ibama já registrou 422 focos de calor. E neste ano o município que mais apresenta focos é Porto Murtinho, que acabou ultrapassando Corumbá, tradicionalmente o mais atingido pelos incêndios florestais. O período crítico vai até outubro, segundo Alexandre Pereira, lembrando que as queimadas estão proibidas no planalto até o dia 30 de setembro. No Pantanal a proibição vai até 31 de outubro.

(*) Com informações da assessoria de imprensa do Ibama-MS

Nos siga no Google Notícias