ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Indústria defende compra de terras estaduais por estrangeiros

Mariana Rodrigues | 26/02/2015 14:14
Longen declarou que a meta é dar apoio às indústrias já instaladas (Foto: Divulgação).
Longen declarou que a meta é dar apoio às indústrias já instaladas (Foto: Divulgação).

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, defendeu durante a cerimônia de lançamento do 4º Congresso Florestal de Mato Grosso do Sul - MS Florestal, a liberação de aquisição de terras por estrangeiros para atrair mais investimentos para o setor de floresta plantada no Estado. “O principal gargalo que temos hoje é o parecer da AGU (Advocacia Geral da União) quando se trata da questão de aquisição de terras por estrangeiros. Já temos uma pauta tratando desse assunto junto com o Governo do Estado e esperamos romper essa barreira para podermos anunciar investimentos”, pontuou.

Longen declarou que a meta é dar apoio às indústrias já instaladas e buscar oportunidades para o segmento florestal no Estado. “As florestas no Mato Grosso do Sul hoje são expressivas em nível nacional e temos oportunidades, tanto na biomassa, como no segmento da indústria moveleira, além das oportunidades que temos ainda no papel e na celulose”, destacou, lembrando que o Sistema Fiems está construindo o Instituto Senai de Inovação – Biomassa (ISI Biomassa), em Três Lagoas, com uma obra que terá área de 50 mil metros quadrados e investimento da ordem de milhões, que será voltado para a área de pesquisa com foco nas demandas das indústrias do Estado.

A compra de terras no Brasil por estrangeiros segue orientação fixada no Parecer nº 01/2010 da AGU, que trata da aquisição de imóveis rurais neste período por sócios ou empresas de outros países. A Portaria Interministerial teve o intuito de eliminar a insegurança jurídica sobre as aquisições imobiliárias de empresas que já atuavam ou planejavam atuar no Brasil na década de 1990 e início de 2000. O parecer de 2010 atendia a uma necessidade estratégica daquela época, mas não contemplar as novas aquisições.

De acordo com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), o crescimento do setor florestal em Mato Grosso do Sul ainda tem ampla capacidade de expansão. “Em oito anos, nós praticamente quadruplicamos as florestas plantadas e precisamos usar esse ativo, ampliando o setor industrial, ampliando o setor moveleiro, ampliando essa possibilidade de geração de energia usando a biomassa das florestas plantadas”, disse ele.

Azambuja ressaltou ainda a necessidade de se construir um ambiente favorável para facilitar a chegada de novos investimentos, melhorando a logística, diminuindo a alíquota do diesel para aumentar a competitividade do setor produtivo no Estado.

Mato Grosso do Sul tem hoje 800 mil hectares de eucaliptos plantados. Conforme informações do presidente da Reflore, Moacir Reis, o Estado é a 3º maior área do Brasil, ficando atrás somente de Minas Gerais e São Paulo.“Nós podemos dobrar essa capacidade e, portanto, necessitamos estender as cadeias produtivas de base florestal e buscar novos negócios”, comentou.

O presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira, deputado estadual Márcio Fernandes, destacou a importância do Congresso para partilhar experiências e buscar investimentos, diversificando a produção para o desenvolvimento do setor. “Mato Grosso do Sul tem clima e terra favoráveis, fato que comprova o crescimento da área plantada”, afirmou.

Nos siga no Google Notícias