A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

14/08/2012 20:03

Inquilinas barulhentas: Araras fazem ninho em quintal e viram sensação

Elverson Cardozo
Araras passam o dia inteiro dentro do tronco de um coqueiro, em um quintal no bairro Colibri II. (Foto: Rodrigo Pazinato)Araras passam o dia inteiro dentro do tronco de um coqueiro, em um quintal no bairro Colibri II. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Elas gritam dia e noite, conta a dona de casa Maria de Lourdes Gonçalves. (Foto: Rodrigo Pazinato)"Elas gritam dia e noite", conta a dona de casa Maria de Lourdes Gonçalves. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Não teve jeito. De uns dias para cá, dona Maria teve de se acostumar com os novos visitantes e, claro, com os “gritos” insistentes que eles soltam durante o dia. Maria de Lourdes Gonçalves dos Santos, de 57 anos, agora cuida de Araras Canindé.

Veja Mais
Leitor flagra araras Canindé se alimentando em árvore no bairro Amambaí
"Cidade das Araras", um novo título para a capital onde elas são figura fácil

Há três meses, duas araras azuis resolveram se instalar e fazer ninho no terreiro da casa dela, no bairro Colibri II, em Campo Grande. Passam a maior parte do tempo em cima do tronco de um coqueiro que, segundo a moradora, “já morreu faz tempo”.

“É o dia inteiro gritando”, conta, acrescentando que as aves “são mansinhas”, mas fazem um “barulhão”.

“Minha vó falou que elas mordem e arrancam sangue”, comenta a adolescente Karine Gonçalves do Santos, de 17 anos.

A presença das araras mudou a rotina de dona Maria. Agora ela passa o dia inteiro de olho no portão, com medo de que algum “engraçadinho” entre, machuque os pássaros ou fuja com eles. “Vai que quer judiar”, supõe.

Dona Maria só não sabe o que vai fazer quando os filhotes - que ela acredita estar sendo chocados - nascerem. “Vai ser um barulheiro quando tiver filhotinhos”, disse. “Mas é um privilégio”, acrescenta.

A presença de araras canindé, também conhecida como a “arara de barriga amarela”, é comum em Campo Grande. O Instituto Arara Azul – que realiza trabalho de monitoramento em busca de ninhos - estima que exista mais de 100 aves da espécie na Capital e pelo menos 40 Araras Vermelhas.

Em 2011, a entidade monitorou 17 ninhos na Capital. Pelo menos 20 filhotes voaram.

Hábitos - As araras não são aves solitárias. Costumam dormir em bando, às vezes em pares, famílias ou grupos. Gostam de ficar penduradas em galhos, como folhas de palmeiras e costumam acordar cedo, antes mesmo do sol clarear.

O tempo de reprodução demoram cerca de 26 dias. O filhote fica no ninho menos de 3 meses, uma média de 85 dias.




Que coisa linda! Que elas são barulhentas, ah isso é mesmo... rsrsrsrsrsrs Mas são obras de Deus, assim como nós seres humanos.
 
Slafa Omari em 15/08/2012 12:55:02
Oh! Cidade linda, realmente somos previlegiados, é muito lindo.
 
Marcia Mongelli em 15/08/2012 12:43:43
Com a Benção de Deus em minha casa as araras Canindé são frequentadoras assíduas, vão de duas a três vezes por dia para comer manga. Ontem haviam três casais de araras fazendo a festa!!! Agradeço à Deus pela presença dessas coisas lindas, pois não são todos que tem essas aves em sua residencia!!!
 
Danielly Gomes em 15/08/2012 11:19:50
Que matéria maravilhosa,os comentários também.Agradeço a redação por nos proporcionar tanta beleza, que nos faz esquecer os acidentes ao lermos e lembrarmos da singeleza que é a natureza em nossa cidade.
 
noelina Marques dias em 15/08/2012 11:09:26
Eu adoro os cantos das araras ~so muito lindooooo. Lá no meu quintal tem uma àrvore enorme, lá tem três casais de João de baro, eles fazem a festa ao amanhecer do dia!!!
 
maria inacia da rocha em 15/08/2012 10:31:26
Em duas palmeiras do CREA-MS, 6 araras fazem duas visitas diárias: uma pela manhã bem cedo e outra à tardezinha. É bonito de se ver!
 
Rodolpho Lemos em 15/08/2012 10:24:00
No cruzamento das ruas Rio Grande do Sul e Antonio Maria Coelho próximo ao prédio da corregedoria da PM, também há duas araras canindés...legal
 
Alexandre Silva em 15/08/2012 10:06:23
Senhor, obrigada por este previlégio de morar numa cidade linda, onde eu possa ver cenas divinas como esta!
 
Camila Menegazzo em 15/08/2012 09:43:22
Sou apaixonada pela natureza,araras são aves muito lindas,pena que não tenho em meu quintal um tronco de coqueiro para hospedar uma familia igual a essa,parabens aos donos da residencia.
 
Teresa Moura em 15/08/2012 09:33:56
Linda as araras!! Parabéns ao Rodrigo Pazinato - pelas belas fotos que registra da natureza.
 
Joanne Pereira em 15/08/2012 09:23:28
Muito lindo mesmo... araras canindés e tucanos estão a cada dia mais enchendo de encanto nossa capital. Pena que isso se dá devido a falta de alimento em seu habitat, muito provavelmente ocasionado por queimadas e desmatamento.
 
Cristiane Ribeiro em 15/08/2012 08:55:28
Maravilhas da natureza! Me encanto ao acordar com tão belo despertador. Bem cedo as araras passam pela minha casa, rumando para uma árvore qualquer, da vizinhança.
 
nilza caruso em 15/08/2012 08:36:53
É mesmo uma graça e elas fazem o maior barulho de madrugada, mas quem não se rende a seus encantos? Muito lindo!
 
Paula Hernandes em 15/08/2012 08:00:10
Que privilégio! Gostaria que as araras também frequentassem meu quintal.
Cuido de umas corujas buraqueiras que estão sempre por perto da minha casa, aqui em Goiás.
 
Erenides Pereira dos Santos Rodrigues em 15/08/2012 04:52:00
Acho as araras liiindas. É uma benção de Deus, da natureza. Fico com uma inveja danada das pessoas que tem o privilégio de tê-las em seu quintal mesmo com o barulho todo que elas fazem. Gostaria de "plantar" um coqueiro "morto" no meu quintal só para ouvir seu barulho e admira-las de perto. Coisa mais linda...
 
Lourdes Oliveira em 15/08/2012 04:47:41
Que bonito as araras e os tucanos nas areas urbanas da cidade; uma pena que isso eu considero como uma tristeza pois estes animais não estão no seu habitat natural. Tudo isto é desequilibrio ambiental, pois não existe mais as matas e as frutas silvestre para a sua alimentação. O que existe são as florestas de eucalipto e as plantações da cana-de-açuacar que iram movimentar a economia dos humanos.
 
Carlos Rodrigues da Silva em 15/08/2012 02:55:09
Sem dúvidas, a arara é o pássaro mais bonito do Brasil. Somos realmente privilegiados por convivermos com um presente tão maravilhoso que nos foi concedido pela natureza. Parabéns para todos nós.
 
aurelio gamarra em 14/08/2012 10:21:23
# LINDOOOO....