ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Meio Ambiente

Instituto de Meio Ambiente emite 1ª outorga de uso de água em MS

Caroline Maldonado | 29/12/2015 22:00
Usuários dos poços serão fiscalizados para que regularizem a situação, segundo Jaime Verruck (Foto: Divulgação/Imasul)
Usuários dos poços serão fiscalizados para que regularizem a situação, segundo Jaime Verruck (Foto: Divulgação/Imasul)

O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) emitiu a primeira Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos do Estado. A licença regula os serviços prestados pela concessionária Águas Guariroba. O objetivo é assegurar o controle quantitativo e qualitativo dos usos da água, bem como garantir o acesso universal aos recursos hídricos.

A outorga estabelece normas e procedimentos baseados em um dos mais avançados sistemas de gestão de recursos hídricos do país, segundo o Imasul. Com isso, ficam protegidos mananciais, rios e os recursos hídricos subterrâneos.

“Esta é uma outorga histórica, que abre caminho para novos processos regulatórios que respeitam um eficiente sistema de uso e descarte, garantindo a gestão responsável o acesso aos recursos hídricos. Apesar de abundante em nosso Estado, a água é um bem finito, que deve ser bem monitorado e regulado”, comentou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico e presidente do Imasul, Jaime Verruck.

Empresas e pessoas físicas que possuírem um dos 3.600 poços artesianos espalhados pelo Estado também receberam documentos de outorga. O solicitante deverá efetuar sua declaração de uso no CEURH (Cadastro Estadual de Usuários de Recursos Hídricos), no Siriema (Sistema Imasul de Registro e Informações Estratégicas de Meio Ambiente), disponível no site www.siriema.imasul.ms.gov.br.

Os usuários dos poços serão fiscalizados para que regularizem a situação. “Com isso poderemos ter um controle do uso e do descarte. A gestão da água envolve disponibilidade e prioridade, por isso é importante que todos solicitem a outorga”, disse o titular da Semade.

Nos siga no Google Notícias