ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Instituto lança campanha para quem quer adotar um ninho de arara azul

Priscilla Peres | 18/08/2016 11:31
há 26 anos, projeto cuida da preservação da espécie. (Foto: Cezar Corrêa)
há 26 anos, projeto cuida da preservação da espécie. (Foto: Cezar Corrêa)

Está aberta a temporada de adoção de araras azuis, em Campo Grande. É neste momento, quando elas iniciam o período de reprodução que o Instituto Arara Azul inicia a campanha campanha Adote um Ninho, em busca de padrinhos para os animais.

Esta é a terceira edição da campanha, que busca recursos para subsidiar estudos e monitoramento de abrigos reprodutivos no Pantanal. Durante o período de reprodução, o padrinho pode acompanhar as novidades do ninho e do projeto, além de batizar sua ave ao nascimento, receber kit de boas vindas com foto exclusiva do ninho.

“O programa proporciona também a manutenção da biodiversidade do Pantanal, tanto para as araras-azuis como para várias outras espécies de aves que ocupam as mesmas cavidades”, explica Neiva Guedes, presidente do Instituto Arara Azul e pesquisadora dos programas de Mestrado e Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Uniderp.

Filhotes - De julho de 2015 a junho de 2016, a equipe do Instituto Arara Azul monitorou 151 ninhos, em onze propriedades rurais situadas em Miranda, Aquidauana, Jardim e Bonito, interior de Mato Grosso do Sul, e em Barão do Melgaço, no Pantanal de Mato Grosso.

O número de nascimentos das araras azuis foi menor que no ciclo anterior, mas está dentro da expectativa da pesquisadora. Dos 99 ovos encontrados nos ninhos monitorados, menos de 50% chegaram ao estágio final, ou seja, 49 filhotes de araras-azuis nasceram no último ciclo, em comparação com 52 aves no ciclo de 2014/2015.

Para apadrinhar um ninho, é necessário entrar em contato com o Instituto Arara Azul pelo telefone (67) 3222-1205 ou pelo e-mail contato@institutoararaazul.org.br.

Nos siga no Google Notícias