ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Inverno chega no dia 20 com temperatura perto de zero e estiagem

Aline dos Santos | 14/06/2016 09:03
Frio, que já derrubou a temperatura no Outono, vai marcar o começo do Inverno. (Foto: Marcos Ermínio)
Frio, que já derrubou a temperatura no Outono, vai marcar o começo do Inverno. (Foto: Marcos Ermínio)

Apesar de o frio já ter derrubado as temperaturas, o Inverno começa formalmente às 18h34 de 20 de junho em Mato Grosso do Sul. A estação vai até 22 de setembro e será marcada por inversões térmicas (que resultam em nevoeiro), temperatura perto de zero grau, geada e redução da chuva.

De acordo com o prognóstico para o Inverno, divulgado pelo meteorologista da Uniderp, Natálio Abrahão, esse período marca o fim do El Niño, facilitando o avanço de massa de ar polar no final de junho e nas primeiras semanas de julho, com temperatura próximo de zero grau. Mais para o fim da estação, o frio cede e a temperatura passa dos 30ºC.

Conforme a meteorologia, é previsto redução dos índices pluviométricos a partir de meados de julho no Estado. No próximo mês, as chuvas podem ocorrer abaixo das médias na região Norte e com pequena redução abaixo das medias nas regiões Sul, Sudoeste e Oeste. Nos meses de agosto e setembro, a região central do Estado tem alerta para estiagem superior a 25 dias.

Segundo o prognóstico, as temperaturas continuam em grande amplitude (diferença entre a máxima e a mínima diária). Devido à condição de neutralidade (sem El Niño ou La Niña), devem ocorrer mudanças com estiagens de 12 a 25 dias, quedas noturnas nas temperaturas, chuvas irregulares e mal distribuídas, nevoeiros e fumaças, pois o período favorece as queimadas.

O Outono se despede com muito frio e geada. Ontem, houve formação de geada em 18 municípios do Estado, com sensação térmica de -5ºC nas cidades de Ponta Porã e Sidrolândia.

Nos siga no Google Notícias