ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Inverno inicia com noite mais longa e promete temperaturas baixas em MS

Mariana Castelar | 20/06/2016 16:28
Este ano o inverno deste ano terá temperaturas mais baixas, de acordo com Inmet (Instituto Nacional de Meterologia) (Foto: Marcos Ermínio)
Este ano o inverno deste ano terá temperaturas mais baixas, de acordo com Inmet (Instituto Nacional de Meterologia) (Foto: Marcos Ermínio)

Nesta segunda-feira (20), o dia será mais curto e a noite mais longa. O motivo é o solstício do inverno. Na astronomia, marca o momento em que a luz solar incide com maior intensidade sobre o Hemisfério Norte e quando o sol encontra-se o mais distante possível da Linha do Equador. O inverno começa oficialmente às 18h34 (horário local), com a previsão de temperaturas mais baixas em relação aos últimos anos em Mato Grosso do Sul, de acordo o boletim do Inmet (Instituto Nacional de Meterologia).

Enquanto que nos invernos de 2014 e 2015, o Instituto registrou na Capital as menores temperaturas acima de 7,7°C e 9°C , respectivamente, este ano irão se aproximar dos 3,1°C.

A primeira semana da nova estação em Mato Grosso do Sul será marcada por volume de chuvas próximo da média do Estado, podendo ficar um pouco mais chuvoso no sudeste e ligeiramente mais seco no Norte. No entanto, com temperaturas amenas, que variam de 10ºC a 33ºC, máxima que deve chegar na sexta-feira.

Já na Capital, a terça-feira (21) terá tempo nublado e elevação de temperaturas no decorrer do dia. Já na quarta a nebulosidade diminui. Na quarta, quinta-feira e sexta-feira a nebulosidade diminui e o sol em um tempo parcialmente nublado com névoa seca.

De acordo com a meteorologista do Inmet, Helena Balbino,as temperaturas de Campo Grande ficarão bem parecidas com as do Estado. “Na Capital, o mês de junho e julho, terão temperaturas parecidas e vão variar de 15ºC a 27º. “Em agosto a máxima chega a 30ºC”, explica.

As chuvas deste período também serão na média, mas há a possibilidade de ser mais chuvoso na região do Sudeste e ligeiramente mais seco no Norte.

A meteorologista afirma que as chuvas nos meses de junho e julho podem atingir entre 60 e 80 milímetros. “O Estado e a Capital terão chuvas dentro do esperado, porém Coxim terá o mês de agosto bem seco. A pesquisa marca que choverá apenas 4 milímetros”, diz

Nos siga no Google Notícias