ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 20º

Meio Ambiente

Jupiá diminui vazão para testar impacto da falta de chuva na geração de energia

Liana Feitosa | 09/10/2014 17:53

Testes da Cesp (Companhia Energética de São Paulo), amanhã (10) e sábado (11) vão reduzir a vazão mínima da Usina Engenheiro Souza Dias - a Usina Jupiá, na parte de rio que abrange do observador à foz do curso d'água. A hidrelétrica fica entre as cidades de Castilho, Estado de São Paulo, e Três Lagoas, distante 338 km de Campo Grande.

Segundo a Cesp, a operação faz parte de medidas adotadas para minimizar os impactos negativos, na geração de energia elétrica, causados pelas baixas afluências registradas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

A decisão está de acordo com autorizações da ANA (Agência Nacional de Águas) e Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), sendo que a água economizada pela redução da vazão ficará armazenada nos reservatórios a montante, amenizando a redução de seus níveis.

A ação atende a política do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) e tem o objetivo de reforçar o armazenamento nos reservatórios, proporcionando segurança para o atendimento eletroenergético do SIN (Sistema Interligado Nacional).

Procedimento - A vazão da Jupiá será reduzida dos atuais 3.700 ³/s (metros cúbicos por segundo) para até 2.500 m³/s. A cada hora serão reduzidos 100 m³/s, entre 8h e 14h, durante os dois dias do teste. Equipes especializadas farão o monitoramento de um trecho de 20 km do rio Paraná. No período da tarde haverá a estabilização das vazões e a avaliação dos dados levantados durante o monitoramento.

Caso as equipes constatem impactos aos usos múltiplos ou ao meio ambiente, os órgãos gestores dos recursos hídricos e do meio ambiente serão avisados e poderá haver a suspensão imediata da redução de vazão e reversão ao patamar anterior.

Os moradores poderão obter informações também pelo serviço de atendimento 24 horas da Cesp, que atende pelo telefone 0800-647 9001. As comunidades do Beira Rio e do Jupiazinho, que se localizam em áreas que podem ser mais impactadas pelo teste, vão receber filipetas com informações da operação. A entrega será feita pela equipe de educação ambiental da Cesp.

Nos siga no Google Notícias