ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Meio Ambiente

Justiça determina suspensão de corte da figueira da Rua Brilhante

Jorge Almoas | 04/02/2011 21:38

Decisão fixou multa de R$ 20 mil caso poda da árvore continue

Juiz ordenou que restos da poda já realizada sejam retirados do local, sob pena de multa (Foto: Simão Nogueira)
Juiz ordenou que restos da poda já realizada sejam retirados do local, sob pena de multa (Foto: Simão Nogueira)

O juiz Amaury da Silva Kuklinski, da Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, concedeu no final da tarde desta sexta-feira medida liminar barrando o corte da figueira centenária localizada na Rua Brilhante, no bairro Bandeirantes, em Campo Grande.

Pela decisão, a Prefeitura Municipal de Campo Grande fica impedida de continuar a poda definitiva da árvore. Moradores e comerciantes solicitam há, pelo menos, dois anos a autorização para retirar a figueira da via pública.

A medida liminar foi concedida para a Abcon/MS (Associação Brasileira da Cidadania e do Consumidor de Mato Grosso do Sul). Caso a decisao não seja respeitada, tanto o município de Campo Grande quanto uma loja de material de construções localizada na frente da figueira serão multados em R$ 20 mil.

O juiz determinou ainda que seja realizada a limpeza do que já foi podado (tal como mostrado em imagens na reportagem [Moradores apontam 13 justificativas para cortar figueira da Rua Brilhante] [link]). Um oficial de justiça deve comparecer ao local para comunicar oficialmente a decisão judicial.

A PMA (Polícia Militar Ambiental) e a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) devem garantir o cumprimento da medida liminar no prazo de 24 horas.

A decisão cabe recurso, que pode ser apresentado em até 15 dias.

Nos siga no Google Notícias