ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Laudo comprova contaminação de água em área de distribuição de combustíveis

Paula Vitorino | 25/07/2011 08:24

Moradores da antiga área da Petrobrás buscam água na vizinhança. (Foto: DouradosAgora)
Moradores da antiga área da Petrobrás buscam água na vizinhança. (Foto: DouradosAgora)

Laudos técnicos apresentados pelo Ministério Público Estadual (MPE) esta semana, mostram que a água do subsolo situado na antiga base de distribuição de combustíveis da Petrobrás, na região da Cabeceira Alegre, em Dourados, está contaminada.

A poluição é proveniente de plumas de óleo em fase dissolvida que contém substâncias tóxicas e cancerígenas como benzenos e xilenos. O laudo observa que estes vazamentos teriam extrapolado a antiga base e atingido o subsolo de residências e comércios vizinho.

De acordo com o promotor de Justiça do Meio Ambiente, Paulo Cesar Zeni, é fundamental que moradores próximos a esta área não utilizem água de poços. O promotor diz que a presença destas plumas de contaminação oferece diversos riscos a saúde humana e destaca que a inalação de vapores provenientes da água subterrânea pode causar doenças cancerígenas, assim como a ingestão e o contato da pele com a água contaminada.

Ele ingressou na Justiça para obrigar a Petrobrás a interromper a poluição, promover medidas de compensação ambiental e notificar todos os moradores num raio de um quilômetro da base. A empresa ainda deve comunicar, por escrito, sobre a existência da contaminação e dos riscos do contato dérmico e da ingestão destas águas subterrâneas.

O MPE pede indenização de R$ 100 mil pela poluição. O recurso deverá ser remetido a Fundo de Meio Ambiente, caso a Petrobrás seja condenada.

De acordo com a moradora Gersina Mendes dos Santos, as famílias buscam em média 40 baldes de água num posto de combustível vizinho. Num “carrinho” de bebê improvisado e com as rodinhas já danificadas, ela busca de dois em dois baldes. Ela não soube responder se água do posto é proveniente de poço, uma vez que poderia também estar contaminada.

Resposta - A Petrobrás alegou para a promotoria que “os riscos apontados podem ser desconsiderados atualmente, uma vez que não há ingestão, nem contato térmico com as águas subterrâneas na área da base e em seu retorno”.

Por sua vez, a promotoria de Justiça alega que o simples fato de atualmente não haver ingestão da água por moradores da região ou não haver contato dérmico dos cidadãos com a água contaminada “de forma alguma desonera ou diminui a gravidade da conduta poluidora, já que o dano ambiental persiste e nada garante que futuramente os moradores desavisados da região não perfurarão poços visando a captação de água do lençol freático (...)”.

Segundo a promotoria, foram realizados dois laudos por uma empresa contratada pela Petrobrás. As análises foram realizadas nos anos de 2008 e 2009. Uma pesquisa da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) também aponta para o mesmo resultado: a comprovação da contaminação.

Reintegração - O site Douradosagora apurou que a Petrobrás ingressou com pedido de reintegração de posse na justiça para desocupar a área da antiga base, que está invadida.

A ação teve início em 2009. A Petrobrás garantiu na época que, com a retomada do local, se comprometeria a realizar monitoramento analítico semestral durante o período de dois anos e implantado Sistema de Remediação Ambiental especialmente dimensionado para a eliminação da contaminação existente. A reportagem apurou que numa primeira decisão, o judiciário optou favorável ao pedido da Estatal.

(Com reportagem do site Dourados Agora)

Nos siga no Google Notícias