ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Lixão reabre e catadores protestam por funcionamento 24 horas

Aline dos Santos e Viviane Oliveira | 15/01/2013 09:05
Compradores só vão poder entrar no lixão duas horas por dia. (Foto: Luciano Muta)
Compradores só vão poder entrar no lixão duas horas por dia. (Foto: Luciano Muta)

Com a reabertura do lixão nesta terça-feira, os catadores de materiais recicláveis já reclamam das novas normas de funcionamento. A entrada dos trabalhadores será permitida das 8h às 18h, de segunda-feira a sábado. Porém, os catadores querem que o lixão funcione 24 horas.

“Temos que trabalhar dia e noite. É daqui que a gente tira o nosso sustento. Isso é uma máquina de fazer dinheiro”, afirma Rudivam Soares Reis, de 25 anos. Ele trabalha desde os 12 anos no lixão. Os catadores prometem que não vão sair após às 18h.

Outro ponto de desacordo é sobre a proibição, expressa na liminar, de que pessoas que trabalhem na UTR (Usina de Triagem) também coletem os materiais no lixão. O horário para a entrada dos compradores também suscitou polêmica, com direito a bate-boca. Eles vão poder entrar somente das 8h às 10h.

Fechado no fim de 2012, após 28 anos em operação, o lixão foi reaberto por força de decisão judicial. O pedido partiu da Defensoria Pública, que alegou que as pessoas ficaram sem acesso ao ganha-pão. A usina funciona de forma improvisada e recebe os materiais diretamente da coleta seletiva.

São 130 trabalhadores na usina próxima ao aterro sanitário, que funciona perto do lixão, no bairro Dom Antônio Barbosa, e 160 pessoas na Coopermaras, cooperativa nas Moreninhas.

O MPT (Ministério Público do Trabalho) é contra a reabertura e prometeu recorrer para que o processo tramite na Justiça do Trabalho. Os catadores não terão acesso à montanha de detritos. Os caminhões da coleta vão fazer o descarte do lixo em um terreno, os recicláveis serão separados, uma pá-carregadeira vai recolher o material e descartá-lo no aterro sanitário.

Para entrar no lixão, a pessoa deverá fazer o cadastro e apresentar documento de identificação. De acordo com o servidor da Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação), Alcindo de Macedo, os catadores deverão estar calçados com sapato fechado e vestir calça comprida. É proibida a entrada de menores de 18 anos e pessoas portando qualquer tipo de arma. Também há impedimento de entrar com bicicleta e carrinho de mão.

Nos siga no Google Notícias