A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

15/01/2013 09:05

Lixão reabre e catadores protestam por funcionamento 24 horas

Aline dos Santos e Viviane Oliveira
Compradores só vão poder entrar no lixão duas horas por dia. (Foto: Luciano Muta)Compradores só vão poder entrar no lixão duas horas por dia. (Foto: Luciano Muta)

Com a reabertura do lixão nesta terça-feira, os catadores de materiais recicláveis já reclamam das novas normas de funcionamento. A entrada dos trabalhadores será permitida das 8h às 18h, de segunda-feira a sábado. Porém, os catadores querem que o lixão funcione 24 horas.

Veja Mais
Governador acredita que reabertura do lixão foi um equívoco
Catadores deverão ter carteirinha para poder entrar no lixão

“Temos que trabalhar dia e noite. É daqui que a gente tira o nosso sustento. Isso é uma máquina de fazer dinheiro”, afirma Rudivam Soares Reis, de 25 anos. Ele trabalha desde os 12 anos no lixão. Os catadores prometem que não vão sair após às 18h.

Outro ponto de desacordo é sobre a proibição, expressa na liminar, de que pessoas que trabalhem na UTR (Usina de Triagem) também coletem os materiais no lixão. O horário para a entrada dos compradores também suscitou polêmica, com direito a bate-boca. Eles vão poder entrar somente das 8h às 10h.

Fechado no fim de 2012, após 28 anos em operação, o lixão foi reaberto por força de decisão judicial. O pedido partiu da Defensoria Pública, que alegou que as pessoas ficaram sem acesso ao ganha-pão. A usina funciona de forma improvisada e recebe os materiais diretamente da coleta seletiva.

São 130 trabalhadores na usina próxima ao aterro sanitário, que funciona perto do lixão, no bairro Dom Antônio Barbosa, e 160 pessoas na Coopermaras, cooperativa nas Moreninhas.

O MPT (Ministério Público do Trabalho) é contra a reabertura e prometeu recorrer para que o processo tramite na Justiça do Trabalho. Os catadores não terão acesso à montanha de detritos. Os caminhões da coleta vão fazer o descarte do lixo em um terreno, os recicláveis serão separados, uma pá-carregadeira vai recolher o material e descartá-lo no aterro sanitário.

Para entrar no lixão, a pessoa deverá fazer o cadastro e apresentar documento de identificação. De acordo com o servidor da Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação), Alcindo de Macedo, os catadores deverão estar calçados com sapato fechado e vestir calça comprida. É proibida a entrada de menores de 18 anos e pessoas portando qualquer tipo de arma. Também há impedimento de entrar com bicicleta e carrinho de mão.

 




ZONA! É disso que o povo gosta! Colocou regra, todo mundo reclama, e o pior, diz que não vai respeitar! Isso é Brasil!
 
Gustavo Ribeiro em 01/02/2013 20:50:04
RETROCESSO!!!!!!!!!
 
Mirtes Lourenço Camilo em 15/01/2013 14:53:04
Realmente o Brasil é um país de analfabetos funcionais, ou seja, pessoas que aparentemente sabem ler, mas não tem a capacidade de interpretar o que é lido, como o caso cidadão acima. O lixão foi reaberto por força de uma decisão judicial conseguida pela defensoria pública, decisão ao meu ver temerária, pois expõe essas pessoas a um risco que não se justifica.
 
Thiago souza em 15/01/2013 11:11:10
esse povo sim merece respeito estão lutando pra ter seu sustento a base de trabalho e além do mais ajudando a preservar o nosso meio ambiente tirando dela materiais que levaria anos e mais anos pra se decompor o governo deveria bancar um seguro saúde pra esse povo enquanto isso não acontece vou pedir a DEUS em minhas orações que dê saúde pra esse povo
 
fernando abreu em 15/01/2013 10:51:29
Muito incoerente esta atitude em reabrir este lixão, expondo as pessoas a um ambiente perigoso e colocando em risco esses trabalhadores. Isso foi uma atitude eleitoreira do nosso prefeito Bernal não tem explicação.
 
Juarez Goncalves em 15/01/2013 10:16:05
Ahhh... mas estão querendo demais heim!!!
Regras existem em todos os lugares, independente se é pobre, rico, homem, mulher, negro, branco... acorda aí galera!!
 
Rose Pereira em 15/01/2013 09:49:12
VIRAM COMO É DA MAO ELES QUEREM O BRAÇO NAO ADIANTA
 
claudinei braz em 15/01/2013 09:13:21
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions