ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Meio Ambiente

Lixeiras ecológicas feitas com pneus são instaladas na Orla Morena

Luciana Brazil | 28/06/2012 20:26
Wilson demonstra como ficou fácil a retirada dos sacos de lixo. (Foto:Pedro Peralta)
Wilson demonstra como ficou fácil a retirada dos sacos de lixo. (Foto:Pedro Peralta)

Feitas de concreto e borracha, 15 lixeiras ecológicas foram instaladas na noite de hoje, na Orla Morena, em Campo Grande. Com mais de 80 kg e com capacidade para 100 litros, as lixeiras são fruto de uma parceria que deu certo.

De acordo com o presidente da Associação dos Amigos da Orla, Ricardo Sanches Oliveira, a intenção é colocar, de forma gradativa, um número ainda maior de lixeiras no local.

O prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) e o secretário da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Marcos Cristaldo, estiveram presentes durante a implantação das lixeiras.

Elas fazem parte da continuidade da política de resíduos sólidos em Campo Grande, onde também estão a coleta seletiva e a educação ambiental.

A parceria entre a Semadur, a empresa Ecopneu e a Wartes Publicidade MS, resultou na ação, que tem o propósito de expandir os locais de instalação. A prefeitura fez a compra das lixeiras.

A iniciativa da fabricação teve início com o estudo feito pala UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) em conjunto com a empresa Ecopneu, que faz a destinação ecologicamente correta dos pneus inservíveis.

Prefeito e o secretário Cristaldo participam da instalação das lixeiras. (Foto:David Majela)
Prefeito e o secretário Cristaldo participam da instalação das lixeiras. (Foto:David Majela)

“Nós fazemos a trituração desse material, parte vira combustível, outra parte vira brita e outra vira aço (sucata)”, explicou o gerente de produção da empresa, Maurício Virgili Mendes.

Colocando em prática o projeto, a empresa Wartes Publicidade, que trabalha com artefatos de cimento e fabricação de bancos de concreto, deu vida, ao que hoje, serve como incentivo à população.

“A depredação é muito mais difícil de acontecer nessa lixeira. E desta forma estamos dando vida ao projeto ‘Cidade limpa’ da prefeitura”, lembrou o proprietário da Wartes Publicidade, Wilson Campos. Ele lembra ainda que o processo de retirada dos sacos de lixo ficou mais acessível para os lixeiros.

“Esse projeto é um dos maiores benefícios que estamos recebendo. Estávamos com defasagem de lixeiras e, além disso, deve incentivar as pessoas a jogar o lixo no local correto”, disse Ricardo.

As lixeiras são produzidas a partir do composto extraído da borracha de pneus. A prefeitura vai produzir mais 100 lixeiras que serão instaladas até o fim do ano.

Segundo o presidente Ricardo, as lixeiras antigas serão substituídas, quebradas ou não.

Nos siga no Google Notícias