A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

28/06/2012 20:26

Lixeiras ecológicas feitas com pneus são instaladas na Orla Morena

Luciana Brazil
Wilson demonstra como ficou fácil a retirada dos sacos de lixo. (Foto:Pedro Peralta)Wilson demonstra como ficou fácil a retirada dos sacos de lixo. (Foto:Pedro Peralta)

Feitas de concreto e borracha, 15 lixeiras ecológicas foram instaladas na noite de hoje, na Orla Morena, em Campo Grande. Com mais de 80 kg e com capacidade para 100 litros, as lixeiras são fruto de uma parceria que deu certo.

Veja Mais
Temporais dão trégua de 4 dias, mas voltam na quarta-feira, prevê Inmet
Primeira maratona do país com foco em saneamento é realizada na Capital

De acordo com o presidente da Associação dos Amigos da Orla, Ricardo Sanches Oliveira, a intenção é colocar, de forma gradativa, um número ainda maior de lixeiras no local.

O prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) e o secretário da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Marcos Cristaldo, estiveram presentes durante a implantação das lixeiras.

Elas fazem parte da continuidade da política de resíduos sólidos em Campo Grande, onde também estão a coleta seletiva e a educação ambiental.

A parceria entre a Semadur, a empresa Ecopneu e a Wartes Publicidade MS, resultou na ação, que tem o propósito de expandir os locais de instalação. A prefeitura fez a compra das lixeiras.

A iniciativa da fabricação teve início com o estudo feito pala UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) em conjunto com a empresa Ecopneu, que faz a destinação ecologicamente correta dos pneus inservíveis.

Prefeito e o secretário Cristaldo participam da instalação das lixeiras. (Foto:David Majela)Prefeito e o secretário Cristaldo participam da instalação das lixeiras. (Foto:David Majela)

“Nós fazemos a trituração desse material, parte vira combustível, outra parte vira brita e outra vira aço (sucata)”, explicou o gerente de produção da empresa, Maurício Virgili Mendes.

Colocando em prática o projeto, a empresa Wartes Publicidade, que trabalha com artefatos de cimento e fabricação de bancos de concreto, deu vida, ao que hoje, serve como incentivo à população.

“A depredação é muito mais difícil de acontecer nessa lixeira. E desta forma estamos dando vida ao projeto ‘Cidade limpa’ da prefeitura”, lembrou o proprietário da Wartes Publicidade, Wilson Campos. Ele lembra ainda que o processo de retirada dos sacos de lixo ficou mais acessível para os lixeiros.

“Esse projeto é um dos maiores benefícios que estamos recebendo. Estávamos com defasagem de lixeiras e, além disso, deve incentivar as pessoas a jogar o lixo no local correto”, disse Ricardo.

As lixeiras são produzidas a partir do composto extraído da borracha de pneus. A prefeitura vai produzir mais 100 lixeiras que serão instaladas até o fim do ano.

Segundo o presidente Ricardo, as lixeiras antigas serão substituídas, quebradas ou não.




Ocorre que muitas pessoas também, mesmo tendo alguma lixeira por perto, parecem ter o prazer de sujar e jogar papel na rua, mas ai no centro da cidade, quando não se tinha o hábito de distribuir panfletos comerciais das lojas , as ruas e calçadas eram mais limpas, a 14 de julho virou uma sujeira só de panfletos pelo chão.
 
antonio Costa em 29/06/2012 09:55:44
INFELIZMENTE tiveram que produzir de CONCRETO pra evitar que os desocupados depredassem na primeira semana, quem sabe agora DURA pelo menos uns seis meses... se houvesse EDUCAÇÃO SOCIAL = MENOS VANDALISMO, o dinheiro da sociedade nao precisaria ser REUSADO pra certos fins. Lamentavel!!!
 
Adriano de Lima em 29/06/2012 09:38:39
Olha deveriam multar os donos dos cachorros que nao catarem seus dejetos. e recolherem os cachorros e gatos sem coleiras soltos nas ruas. se o cachorro nao tem coleira entao é de rua e deve ter doença. deveriam recolher esses cachorros. depois querem acabar as doenças.... no meu bairro o que tem de cachorro na rua e a maioria doente.......
 
thiago souza em 29/06/2012 09:37:09
Que bom que essas lixeiras foram instaladas, afinal precisamos mesmo de ações que venham melhorar o visual de nossa querida orla morena, parabéns à associação de amigos da orla morena, mais uma vez à frente de todos e zelando pelo bem público, essa comissão de amigos deveria fazer parte de nossa câmara municipal, pois aí tem trabalho e não tem preguiça. Estamos de olho e agradecidos.
 
Eliomar Rezende em 29/06/2012 08:32:52
Que beleza de lixeira, fico feliz em saber e ver que a Prefeitura está dando valor ao nosso meio ambiente e valorizando o trabalho de pessoas como os amigos da orla, porque precisamos de mais ações assim por parte da prefeitura. Precisamos também fazer os amigos da orla que são amigos de Campo Grande olharem para outras partes, pois precisamos dessa força e influencia, contamos com vocês.
 
Rui Bandeira Filho em 29/06/2012 08:19:12
Uma iniciativa muito nobre de nossa administração municipal, pensar na ecologia é muito pertinente ao momento que vivemos a nível mundial e de discussão, não posso deixar de agradecer a iniciativa colaborativa e empenhada dos amigos da orla, na pessoa de seu presidente Ricardo que faz aquilo por nós que nossos vereadores não fazem e ganham muito bem pra isso, mas não agem de acordo a ajudar o povo
 
Alexandre Marques Fonseca em 29/06/2012 08:06:18
Ótima iniciativa, quem sabe uma campanha de distribuição de saquinhos para os donos dos muitos cães que passeiam pela Orla "catarem" seus dejetos e colocarem nas lixeiras!!!
 
Patrícia Marques em 29/06/2012 07:58:56
queremos uma também na praça do papa,lá não tem uma lixeira.
 
maira mendes em 29/06/2012 07:53:15
Campo Grande cresce através de boas ações de pessoas dedicadas, assim precisamos expandir essas idéias na cidade e levantar pessoas como esse grupo de amigos que buscam sempre o melhor para nossa cidade, sou empresário e quero poder ajudar de alguma forma para melhorar ainda mais a nossa cidade!
 
Deniz Damasceno em 29/06/2012 07:29:20
Parabéns ... a cidade agradece a preocupação com o meio ambiente, como sempre os amigos da orla fazendo história em CG, com ótimas parcerias. Presidente Ricardo, falta apenas você ajudar o resto de nossa querida cidade morena!!!! (Região do Lagoa)
 
Luiz Dittmar Arruda em 29/06/2012 07:25:22
parabens ao amigo ricardo e toda a sua equipe, fico feliz de ter pessoas que assim como eu pude fazer pela minha região do prosa.
 
adão da graça em 29/06/2012 04:17:00
Concordo com todos os comentarios, então gente vamos fazer uma mobilização social para colocar o presidente da orla como o representante dos parques e praças e comunidade integrada para nos representar na camara de vereadores. Afinal que excelente trabalho ele fez e faz parabéns.Mandem email já tenho Algumas assinaturas para conseguir isso para a nós.
 
Sandro Abraão Duarte em 29/06/2012 01:50:43
PMCG e parceiros estão de parabéns pela iniciativa. Mas cabe ressaltar que o cidadão de bem zela pelo bem público. Os vândalos, sim, são os responsáveis pela destruição de lixeiras, bem como pela pichação da Orla e da Escola , pela sujeira nas vias...não são os únicos, pois há os 'sem noção', que não recolhem o cocô dos cães, deixam as crianças brincando no espaço de atividade para idosos...É duro
 
Andreia Ferreira em 28/06/2012 11:50:06
Tudo de bom esse ideia, graças a Deus temos pessoas boas nesse mundo que pensam em ecologia e sustentabilidade abrimos um parênteses para ( Nelsinho Trad e Amigos da Orla) e suas equipes administrativas, Campo Grande está mudando para melhor.
 
Junior Recalde em 28/06/2012 10:32:27
Parabéns mais uma vez, lixeiras ecológicas só o nosso querido prefeito e nosso vereador do povo, presidente da orla para trazer tanta vantagem para nossa cidade sair a frente sempre inovando mais e mais.
 
José Fernandes D'avila em 28/06/2012 10:28:33
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions