ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Maioria das cidades de MS registrou chuva abaixo do esperado para o mês

Anny Malagolini | 28/10/2016 17:03
Chuva deve voltar ao Estado na segunda-feira,31 (Foto: Arquivo)
Chuva deve voltar ao Estado na segunda-feira,31 (Foto: Arquivo)

A três dias de acabar o mês de outubro, balanço climático de Mato Grosso do Sul mostrou que em 22 cidades choveu menos do que esperado para o mês, apesar das tempestades que atingiram o Estado nesta semana. Segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), deve voltar a chover na segunda-feira, dia 31 de outubro.

Neste mês foram registrados de 112,4 milímetros de água de chuva em todo o Estado, abaixo da média para o período, de 136,3mm, conforme informações do meteorologista Natalio Abraão. Choveu, portanto, 17,5% abaixo do esperado.

A região com volumes maiores e até acima das medias, foi o extremo sul do estado, seguido da região sudeste. A região mais deficitária foi a região nordeste, que registrou apenas 22,6% da marca histórica do mês.

Na cidade de Paranaíba, por exemplo, choveu 34% do esperado, em torno de 42 mm. Em Chapadão do Sul a ocorrência de chuva foi ainda menor, foram 17 milímetros dos 142 que estavam previstos.

A região sul foi a única que registou mais chuva do que em anos passados, e o aumento chegou a 45%. Foram 256,9 mm nos 28 dias de outubro, eram esperados 176,4 mm. Em Mundo Novo choveu mais da metade do que estava previsto, 62% de aumento. Foram 260 mm de água em um mês. Em Sete Quedas a chuva também foi generosa, e resultou em 48,7% de água acima do esperado.

Previsão – As temperaturas devem cair no Estado neste fim de semana, e só deve voltar a chover no dia 31 de outubro, próxima segunda-feira. Na Capital, a possibilidade de chuva chega a 80%. Deve ocorrer pancadas de chuva no período da tarde. Em Dourados também deve chover no início da próxima semana.

Nos siga no Google Notícias