A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

29/08/2011 17:23

MMX mostra em Minas Gerais práticas socioambientais de Corumbá

Edmir Conceição

As práticas socioambientais aplicadas em Corumbá foram base de palestra promovida pela MMX em Minas Gerais. A Plataforma de Diálogo, experiência inédita em Corumbá, foi apresentada no dia 25, durante o 4º Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável - Sustentar 2011, em Belo Horizonte (MG).

O projeto foi criado em 2007 para melhorar as práticas socioambientais em Mato Grosso do Sul. A iniciativa reúne ONGs e indústrias das áreas de siderurgia, mineração, petróleo e gás na busca por soluções que conciliem o crescimento econômico e social de Corumbá com a conservação do Pantanal.

A partir das discussões, ficou definido que o controle de captação de água para as indústrias deve ser feito somente em um ponto do Rio Paraguai, evitando a falta do recurso em outros rios. Também ficou estabelecido que o carvão vegetal usado para alimentar os fornos das siderúrgicas deve proceder de reflorestamento. Os participantes da Plataforma de Diálogo se comprometeram ainda em criar mecanismos para monitorar as emissões de gases industriais e elaborar um plano de emergência, em caso de acidente ambiental.

“O projeto foi importante para a MMX passar a pensar a sua atuação no Pantanal de forma mais sistêmica, com o envolvimento de outras empresas e entidades do terceiro setor. A construção de processos de sustentabilidade empresarial, a partir do diálogo com as partes interessadas, é uma importante estratégia de negócios e demonstra respeito pela comunidade”, avaliou a palestrante Alessandra Peixoto, gerente de Responsabilidade Socioambiental da mineradora.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions