ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Morada das araras, árvore da vida se espalha pelas águas da cidade

Aline dos Santos | 21/09/2016 10:04
Parque Anhanduí é um dos lares dos buritis em Campo Grande. (Foto: Emerson Diniz)
Parque Anhanduí é um dos lares dos buritis em Campo Grande. (Foto: Emerson Diniz)

“E como cada vereda, quando beirávamos, por seu resfriado, acenava para a gente um fino sossego sem notícia – todo buritizal e florestal: ramagem e amar em água.” (Guimarães Rosa)

Ainda que o colorido roube todas as atenções para os ipês, o buriti é árvore da vida que trabalha discreta nos olhos d’água que correm por Campo Grande. “Os índios a reverenciam como árvore da vida. Porque onde ela se encontra, tem proliferação da vida. Muitas espécies dependem dela”, afirma o biólogo e doutor em Ecologia, José Milton Longo.

O buriti é figura presente nos fundos de vale, áreas úmidas e com água de boa qualidade. Além de atenuar as enchentes, a árvore é um atrativo para a fauna. A relação mais próxima é com as araras, que se fartam do nutritivo e adocicado fruto.

“Tem uma identificação com a espécie. Tem a ararinha do buriti, pouco maior do que a maritaca”, conta o biólogo. Contudo, por motivo de local para o ninho, as araras também matam a árvore, mas com o cuidado de reciclar um mesmo tronco a cada ciclo de reprodução.

Quando cai, a folha da palmeira abrigo para aves. Já o fruto, quando chega o chão, alimenta animais como pacas e capivaras.

Outra particularidade da árvore, cujo nome oficial é Mauritia flexuosa, é ser macho e fêmea. Nos buritizais, uma planta mãe se espalha. Cada árvore pode chegar a 35 metros. Em Campo Grande, há buritizais espalhados por áreas de nascente.

Um exemplo é o Parque Anhanduí, que envolve o principal curso d’água da Capital e protege a vereda na região mais populosa da cidade. A palmeira tem uso nas áreas de saúde, alimentação, habitação e artesanato.

Nos siga no Google Notícias