A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

20/01/2015 09:14

Morador encontra jacaré em quintal e coloca coleira para esperar PMA

Filipe Prado
O filhote foi encontrado em um terreno de uma casa abandonada (Foto: Marcos Ermínio)O filhote foi encontrado em um terreno de uma casa abandonada (Foto: Marcos Ermínio)
Curiosos foram até o local ver o filhote de jacaré (Foto: Marcos Ermínio)Curiosos foram até o local ver o filhote de jacaré (Foto: Marcos Ermínio)
Valmir laçou o jacaré e o amarrou, até a chegada da PMA (Foto: Marcos Ermínio)Valmir laçou o jacaré e o amarrou, até a chegada da PMA (Foto: Marcos Ermínio)

Um morador do Bairro Vespesiano Martins levou um susto ao passar pelo quintal do vizinho, na manhã desta terça-feira (20). O tratorista Gilmar Humberto, 54 anos foi surpreendido por um filhote de jacaré, que estava perdido no terreno. Ele resgatou o animal e o prendeu com uma “coleira” até a chegada da PMA (Polícia Militar Ambiental).

Veja Mais
Jacaré, onça, capivara e tamanduá surpreenderam no ano dos bichos
Jacaré aparece passeando no Centro de Batayporã depois de temporal

Gilmar contou que, para encurtar o caminho e não dar a volta na quadra, pula o muro que fica aos fundos de sua residência e passa por uma casa abandonada. Ele e a esposa foram ajudar um pedreiro, que teve o carro incendiado, então resolveram fazer o caminho de sempre.

Ao olhar por cima do muro, eles viram o filhote de jacaré no terreno. No começo, contou Gilmar, que a esposa ficou assustada, com isso resolveram chamar o Corpo de Bombeiros, que atendiam a ocorrência de incêndio, para retirar o réptil. Os bombeiros acionaram a PMA.

Como não sabiam o tempo que a polícia demoraria a chegar até o local, o marceneiro Valmir Alves das Cruz, 37, resolveu resgatar o animal. “Nós laçamos ele e trouxemos pra cá”, relatou. Para que o jacaré não fugisse ou mordesse alguém do bairro, os moradores da casa resolveram amarrar o réptil com uma corda, como se fosse uma coleira com focinheira.

O “visitante surpresa” chamou a atenção de vários moradores, que foram até a casa de Gilmar para observar o animal. “Se a polícia demorar, nós vamos comer esse jacaré”, brincou o tratorista.

Na região, conforme Valmir, nunca havia aparecido um jacaré, somente um tamanduá, mas ele foi resgatado pela PMA. Ele acreditou que o réptil tenha vindo do lago que fica próximo a casa.

A PMA afirmou que deslocou uma equipe até a casa para realizar o resgate. O jacaré será encaminhado para o CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), no Parque dos Poderes.

Como se trata de um filhote, o animal poderá ficar alguns dias no CRAS e depois solto no próprio habitat, longe da cidade. A polícia ainda explicou que o final do ano é a época de reprodução do jacaré, com isso alguns filhotes saem para conseguir comida e podem ser encontrados fora de seu habitat.

Os moradores fizeram uma coleira, com uma espécie de focinheira, para o animal (Foto: Marcos Ermínio)Os moradores fizeram uma coleira, com uma espécie de focinheira, para o animal (Foto: Marcos Ermínio)



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions