A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

17/09/2014 20:28

Moradores encontram capivara morta em lagoa, caso será investigado

Liana Feitosa
Capivara foi encontrada no início da manhã. (Foto: Ricardo Ojeda/Perfil News)Capivara foi encontrada no início da manhã. (Foto: Ricardo Ojeda/Perfil News)

Uma capivara foi encontrada morta na Lagoa Maior, em Três Lagoas, distante 338 km de Campo Grande. O animal adulto não apresentava ferimentos na parte visível do corpo, mas, de acordo com o jornal Perfil News, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente acredita que a morte foi resultado de uma briga, pois machucados indicavam possível disputa entre os animais.

Veja Mais
Três Lagoas lidera crescimento e Capital tem 843 mil habitantes
Havan abre vagas em Campo Grande e Três Lagoas

Para o promotor do meio ambiente, Antônio Carlos Garcia de Oliveira, a morte da capivara não é normal e precisa ser investigada. Para isso, Oliveira afirmou que enviaria um ofício à Secretaria Municipal de Meio Ambiente solicitando a investigação da causa da morte.

Segundo Ana Paula Mendes Lima, diretora do departamento de preservação, licenciamento e educação ambiental da secretaria, o procedimento adotado pelo órgão é a remoção do corpo para que seja fotografado e, assim, analisadas as imagens pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) com o objetivo de detectar a causa da morte. Em seguida, o animal é encaminhado ao aterro sanitário.

Ainda de acordo com Ana Paula, é comum a morte de animais na Lagoa Maior e muitos dos casos são por abate por arma de fogo ou em decorrência da quantidade de lixo presente no local, que muitas vezes é ingerido pelo animal, causando asfixia e óbito.

As duas situações configuram crime ambiental, porém, segundo a diretora, não é possível chegar até os responsáveis, puni-los e autuá-los. No entanto, para combater situações como essa, a representante explica que a secretaria conta com guarda da municipal que fiscaliza o local diariamente, além de receber apoio da Polícia Militar em casos mais graves.

Outros casos - No dia 4 de julho deste ano outra capivara, também adulta, foi encontrada morta na lagoa. Segundo os dados parciais da secretaria, existem cerca de 150 capivaras vivendo no local atualmente.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions