ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Meio Ambiente

Moradores fazem campanha para "salvar" árvore em parque da Capital

Caroline Maldonado | 15/05/2014 15:11
Biólogo teme corte de árvore e por isso iniciou campanha. (Foto: Cleber Gellio)
Biólogo teme corte de árvore e por isso iniciou campanha. (Foto: Cleber Gellio)

Moradores do Jardim Presidente estão fazendo um abaixo assinado para impedir que uma árvore, da espécie guapuruvu, seja derrubada no Parque Estadual Mata do Segredo, em Campo Grande. Carla Coelho, que criou o abaixo assinado online, afirma que estão construindo um muro ao redor do parque e os ativistas temem que a árvore seja derrubada, pois ela está na direção do muro.

Segundo o técnico agrícola, José Coelho, que mora no bairro há 35 anos, a árvore é a única dessa espécie no parque e por isso deve ser preservada. “Já cortaram outras árvores mais comuns para fazer esse muro, mas essa nós não podemos deixar cortar”, diz.

De acordo com o gestor das unidades de conservação do estado, Leonardo Tostes Palma, tudo não passa de boato, criado por moradores da vizinhança, que gostariam que a árvore fosse derrubada, por conta da quantidade de sementes, que forram o chão.

A árvore, segundo gestor do parque, não vai ser cortada e será, inclusive, "atração" no parque.
A árvore, segundo gestor do parque, não vai ser cortada e será, inclusive, "atração" no parque.

Árvore fica, diz gestor - Leonardo garante que a árvore não será derrubada, pelo contrário será um atrativo do portal do parque, que faz parte da finalização da obra. “Nunca o parque disse que ela seria derrubada, pois é uma árvore que valoriza o parque pela sua imponência e beleza”. De acordo com o gestor, o parque tem 180 hectares e o muro de três metros de altura foi construído na região que faz divisa com os bairros.

A área que tem trânsito de animais, no trecho da avenida Marques de Herval, foi cercada com um alambrado. O muro e a cerca foram construídos para evitar a presença de usuários de droga e entrada de crianças, segundo Leonardo.

O Parque Estadual Mata do Segredo recebeu esse nome no ano 2000. Desde de 1993 era uma reserva ambiental do Ministério do Exército. O parque fica na região do bairro Nova Lima, fazendo divisa com os bairros Jardim Presidente, Campo Belo e Cerejeira.

Nos siga no Google Notícias