ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

MPE abre inquérito para investigar licitação bilionária do lixo

O vencedor foi o consórcio CG Solurb, que receberá R$ 1,3 bilhão da prefeitura

Aline dos Santos | 12/01/2013 10:05
Consórcio CG Solurb venceu licitação para coleta do lixo. (Foto: Simão Nogueira)
Consórcio CG Solurb venceu licitação para coleta do lixo. (Foto: Simão Nogueira)

O MPE (Ministério Público Eleitoral) abriu inquérito civil para apurar possíveis irregularidades na licitação para gestão dos resíduos sólidos em Campo Grande. O vencedor foi o consórcio CG Solurb, que receberá R$ 1,3 bilhão da prefeitura ao longo do contrato de 25 anos.

O inquérito civil 028/2012 foi instaurado pela 29ª Promotoria de Justiça. O objetivo é apurar possíveis irregularidades na concorrência que tem por objeto a “contratação, na modalidade concessão administrativa, dos serviços públicos de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos domiciliares e comerciais”. O procedimento está sob responsabilidade da promotora Cristiane Mourão Leal Santos.

A licitação foi lançada em maio do ano passado, com entrega de propostas em 16 de julho de 2012. Próximo ao prazo, foram várias tentativas de interromper o processo licitatório. O procedimento foi contestado pela Fiems (Federação das Indústrias de Mato Groso do Sul), MPE, MPT (Ministério Público do Trabalho) e entidades.

No entanto, não houve decisão judicial contra a licitação, cujo vencedor foi anunciado em outubro. A CG Solurb é formada pela Financial Construtora Industrial, que desde 2005 coleta lixo na cidade, e pela LD Construções Ltda. O outro concorrente era o consórcio HFMA Resíduos Urbanos, que teve a proposta técnica desclassificada por não alcançar a pontuação mínima.

O lixão, localizado no bairro Dom Antônio Barbosa, foi fechado em dezembro após quase 30 anos de atividade. Na ocasião, houve confronto entre catadores de materiais recicláveis e a polícia. Como a usina de triagem funciona de forma improvisada e muitos perderam a fonte de renda, a Justiça autorizou a entrada dos trabalhadores no lixão.

Nos siga no Google Notícias