ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Meio Ambiente

MPE abre inquérito para investigar morte de peixes em Aquidauana

Angela Kempfer | 31/01/2011 15:44
Peixes de diferentes espécies, mortos no Rio Negro. (Foto: O Pantaneiro)
Peixes de diferentes espécies, mortos no Rio Negro. (Foto: O Pantaneiro)

A pecuarista Beatriz Rondon procurou na manhã de hoje a 1ª Promotoria Ambiental de Justiça de Aquidauana, para formalizar a denúncia sobre morte de milhares de peixes no Rio Negro, na região de Aquidauana.

Com a oficialização, o Ministério Público Estadual irá abrir inquérito para apurar as causas da mortandade. O promotor Eduardo Franco Cândia será responsável pela investigação que a partir de hoje começa a ganhar elementos com verificação no local por técnicos da PMA (Polícia Militar Ambiental) e do Imasul (Instituto de Meio Ambiente do estado).

O caso divulgado no fim de semana pela pecuarista é o único desse tipo que motiva ação atualmente na promotoria de Aquidauana.

Algumas hipóteses são levantadas para justificar a dequada, fenômeno que acaba com o oxigênio na água e assim leva os peixes à morte.

Uma das possíveis causas é a decomposição de material orgânico com baixa no nível do rio. Outra é o uso abusivo de agrotóxicos nas propriedades rurais.

O mesmo ocorreu no Rio Paraguai, na região de Corumbá, há 4 anos. Em função da cheia ocorreu o fenômeno natural de deterioração da qualidade da água, relacionado à decomposição da grande massa orgânica trazida com a subida da água.

A Embrapa Pantanal acompanha desde 1994 esse tipo de acontecimento no Rio Paraguai, mas ainda não foi acionada para investigar o motivo da mortandade em Aquidauana.

Quando o rio recua, a vegetação aquática morre e dá lugar à vegetação terrestre e à decomposição de toda esta matéria orgânica, proveniente das plantas aquáticas e das terrestres mortas.

Nos siga no Google Notícias