ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Meio Ambiente

MPE dá prazo de 10 dias para Homex "fechar" esgoto a céu aberto

Bruno Chaves | 17/10/2013 12:57
Por problemas de infraestrutura, esgoto de condomínio vaza em todo bairro (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Por problemas de infraestrutura, esgoto de condomínio vaza em todo bairro (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

O MPE (Ministério Público Estadual) estabeleceu prazo de 10 dias, até o dia 25 de outubro, para que a Homex acabe com o vazamento do esgoto do condomínio Varandas do Campo, localizado no bairro Paulo Coelho Machado, em Campo Grande.

No mesmo tempo determinado, a construtora terá que drenar e acabar com uma lagoa formada pelos dejetos dos moradores, assim como colocar em funcionamento uma segunda bomba da estação provisória.

Caso não cumpra as determinações, a Homex será responsabilizada nas áreas civil, administrativa a e criminal. Um valor de multa não foi estabelecido pelo MPE. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (16) após uma reunião entre a Homex, o MPE, a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), a Águas Guariroba e o vereador Eduardo Romero (PT do B).

O promotor de Justiça Fernando Martins Zaupa ainda deu um prazo de três semanas, até 6 de novembro, para que a Homex apresente documentos que comprovem o desenvolvimento do projeto de regularização da estação elevatória de esgoto do condomínio e do PRAD (Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas).

A reunião entre as partes ocorreu na 26ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente para se discutir uma solução para as irregularidades e afetações causadas pelas falhas no sistema de água e esgoto no condomínio Varandas do Campo.

Problema – O problema do esgoto a céu aberto na região é recorrente e vem sendo denunciado na imprensa há meses. Construído pela construtora mexicana Homex, o condomínio Varandas do Campo não recebeu ligação correta com a tubulação de esgoto, que fez com que os dejetos retornem pelos canos e entrem nas casas ou fiquem a céu aberto.

Apesar da gravidade do problema e de uma multa de R$ 4.516,00, aplicada por técnicos da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), nada foi feito para correção do problema, reclamam os moradores.

Nos siga no Google Notícias