ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

MPE faz mutirão para reparar danos ambientais às margens de córrego

Aline dos Santos | 05/03/2012 08:49

O Pasto Ruim, que leva este nome pelo entorno péssimo para pastagem, enfrenta problemas como erosão e assoreamento

Córrego Pasto Ruim sofre danos ambientais. (Foto: Jovem Sul News)
Córrego Pasto Ruim sofre danos ambientais. (Foto: Jovem Sul News)

O MPE (Ministério Público Estadual) fará mutirão para que proprietários reparem danos ambientais às margens do córrego Pasto Ruim, afluente do rio Aporé, em Chapadão do Sul.

Desde 2003, a região que leva este nome por ser péssima para pastagem, uma exceção no município conhecido pelas terras férteis, enfrenta problemas como erosão, assoreamento e a não conservação de área verde.

Dos 35 proprietários identificados pelo MPE, incluindo a prefeitura de Chapadão, 33 foram convocados a participar do mutirão, cuja primeira etapa acontece nos próximos dias 26 e 27.

De acordo com o promotor Rodrigo Yshida Brandão, o objetivo é firmar TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) e que cada proprietário pague multa para resolução do maior problema ambiental do município.

O valor arrecadado vai para uma conta única, que vai custear todas as ações de recuperação. Com o acordo, não é proposta ação judicial. “Caso se recuse a assinar, vamos entra com ação civil pública e criminal”, salienta o promotor.

Já foram firmados acordos com dois proprietários, que pagaram indenizações de R$ 7 mil e R$ 5 mil. As reuniões terão como embasamento um laudo técnico. “Vamos seguir a lei da natureza. Não adianta resolver o problema num ponto e, quilômetros acima, não”, lembra o promotor.

O valor das multas será repassado às ações ambientais. Caso haja excedente, o dinheiro será revertido para projetos locais de entidades ligadas ao meio ambiente ou que atue na área social.

Nos siga no Google Notícias